Embora seja bem provável que você já tenha utilizado esse termo diversas vezes, você sabe de verdade o que é ecossistema?
Sendo um dos conceitos fundamentais da ecologia, ele está diretamente ligado à complexa teia de vida e também às interações encontradas nos ambientes naturais.
Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo o que é ecossistema, quais são seus componentes, tipos e exemplos. Acompanhe!
O que é ecossistema?
Em termos práticos, um ecossistema pode ser definido como um conjunto de comunidades (organismos vivos e também os ambientes físicos e químicos) que vivem dentro de um determinado local, bem como as interações que realizam entre si e com o meio ambiente.
Ou seja, entram nesse conjunto as plantas, animais, microrganismos e a própria, luz solar, água, solo, ar, etc.
Dessa forma, cria-se um sistema estável e autossuficiente, que flui em total equilíbrio.
Ao refletir sobre o termo, é comum imaginar sempre lugares amplos e complexos, mas vale lembrar que o tamanho aqui não é um dos critérios mais cruciais.
Toda a biosfera não deixa de ser um ecossistema gigantesco, ao mesmo tempo em que um simples aquário também representa um ecossistema.
Veja agora: O que é um golfo: conceito, características e exemplos
Quais são os componentes de um ecossistema?
Para entender mais a fundo o que é ecossistema, é preciso conhecer quais são seus principais componentes.
A forma mais comum de categorizar esses elementos é através da divisão entre fatores bióticos e abióticos.
Fatores bióticos
Como o próprio nome permite entender (bio=vida), se enquadram nessa categoria todos os elementos vivos dessa comunidade, a exemplo das já mencionadas plantas, animais e microrganismos.
Aliás, outro ponto importante quanto a isso é a própria separação desses seres em subcategorias específicas, de acordo com seu papel dentro da cadeia alimentar: produtores, consumidores e decompositores.
Produtores
Os organismos produtores são seres autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu próprio alimento. Algas e plantas, por exemplo, se utilizam da fotossíntese para isso.
Consumidores
Os consumidores, por sua vez, são heterotróficos e precisam se alimentar de outros organismos para conseguir energia. Carnívoros e herbívoros se enquadram nessa parte.
Decompositores
Por fim, há ainda os decompositores, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição, a exemplo das bactérias e fungos.
Do mesmo modo que os consumidores, eles também não conseguem produzir seu alimento, e necessitam consumir outros seres para obter sua energia.
Fatores abióticos
Diferentemente dos bióticos, os fatores abióticos compreendem os componentes não vivos presentes no ecossistema.
A luz solar, a água, o solo, a temperatura, os nutrientes, etc. se enquadram dentro dessa classificação.
Lembrando que eles desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e manutenção da vida.
Saiba mais: O que são águas superficiais?
Quais são os principais tipos de ecossistemas existentes?
Outro ponto importante ao explorar o que é ecossistema, é quanto a sua divisão em tipos. São três principais: terrestres, aquáticos e mistos.
Ecossistemas terrestres
Os ecossistemas terrestres são aqueles onde os seres vivos habitam o solo ou subsolo, sendo facilmente identificados.
Florestas, desertos, savanas, pastagens, tundras, selvas, montanhas, pradarias, etc. todos se encaixam dentro desse tipo.
Obviamente, eles são distribuídos em todo planeta, havendo sempre essa relação direta com a terra.
Devido às variações, os organismos que habitam esses locais acabam desenvolvendo peculiaridades físicas distintas.
Aqui, fatores como a luz, a disponibilidade de água, o clima, a altitude, dentre outros pontos, são responsáveis por condicionar todos os processos.
Ecossistemas aquáticos
Por outro lado, os ecossistemas aquáticos correspondem aos locais onde os organismos vivos habitam e realizam suas atividades na água, seja ela doce, salgada ou salobra.
Mares, oceanos, rios, lagos, lagoas, etc. são muitos os corpos d’água que atuam como um ecossistema completo.
A vida aqui, é claro, se desenvolve de forma a se adaptar ao ambiente, levando a diferenças significativas em relação às espécies que vivem em terra, mas não são tão variadas assim entre si (isso em comparação a variedade presente no tipo anterior).
Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água, o que leva a uma riqueza impressionante de habitats aquáticos.
Fatores como luminosidade, salinidade, oxigenação, etc. são parâmetros que modelam esses ecossistemas.
Ecossistemas mistos
Por fim, vale o destaque ainda para os chamados ecossistemas mistos, que unem as características de outros tipos.
São zonas intermediárias, como as costas ou zonas úmidas, que formam áreas de transição.
Em algumas classificações, o termo também é utilizado para classificar a transição entre subtipos de ecossistemas.
Uma floresta tropical de transição, por exemplo, combina as características presentes em uma floresta tropical com uma subtropical, formando um ecossistema misto.
Exemplos de ecossistemas
Como mencionado, não existe um tamanho específico para definir o que é ecossistema, o que leva a exemplares do macro ao micro.
Biosfera
O maior exemplar a ser considerado é justamente toda a biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas presentes na Terra.
Desertos
Os desertos, caracterizados por seu baixo nível de precipitação pluviométrica, são outro exemplo básico.
Eles se fazem presentes em todos os continentes e, embora contem com muitas características em comum, também apresentam diferenciais únicos.
Afinal, não é apenas de areia que um deserto é formado, também existem os desertos de gelo e de sal, por exemplo.
Caatinga
A Caatinga é um dos principais biomas brasileiros (o único exclusivo do país) e, assim como os demais, também é um exemplo de ecossistema.
Compreendendo a região Nordeste, conta com uma vegetação adaptada aos períodos secos, levando a sua paisagem esbranquiçada nesse período, devido a perda das folhas e a alteração na tonalidade dos troncos das árvores.
Aquário
Sim, também como já mencionado, um aquário autosuficiente é outro exemplo de ecossistema, o que demonstra muito bem a variação existente dentro do termo.
Afinal, ele abriga peixes, plantas, algas, possui água, recebe luz, etc. havendo toda uma complexa estrutura de interações entre seus elementos. O tamanho é reduzido e simplificado, é verdade, mas o sistema básico é o mesmo.
Veja também: Por que a água do mar é salgada?