O que é tsunami: definição, causas e exemplos mais devastadores

O que é tsunami - Pixabay
O que é tsunami - Pixabay

Os tsunamis são um dos desastres naturais mais assustadores do planeta, e com grande potencial de destruição nas áreas que atingem. Mas, o que é tsunami realmente?

Neste artigo, além de entender sua definição, você observará também suas causas, consequências e algumas das piores ocorrências da história.

Acompanhe!

O que é tsunami?

Em termos práticos, um tsunami é justamente uma onda gigante, formada no oceano através de grandes perturbações nas águas.

Essas ondas podem chegar facilmente aos 40 metros de altura, alcançando ainda os 500 km de comprimento, e são provocadas pelas mais variadas origens, desde impactos de meteoritos a movimentações tectônicas.

Devido a isso, os tsunamis possuem um potencial destrutivo elevadíssimo, sendo capazes de provocar inúmeras mortes e consequências avassaladoras nos locais onde atingem.

Vale lembrar que apesar de serem muito mais comuns dentro das áreas com instabilidade tectônica, todos os oceanos do planeta estão sujeitos a esse fenômeno.

Veja também: O que causa um terremoto?

Como o tsunami é formado: causas

Após compreender o que é um tsunami, fica muito mais fácil entender também as causas que levam a formação dessas ondas gigantes.

Em todos os casos, há uma ligação direta com a perturbação na água, que leva a liberação de uma grande quantidade de energia, a partir de um determinado ponto.

Não à toa, o principal e mais recorrente responsável por sua formação são os terremotos que ocorrem no fundo dos oceanos e mares (maremotos).

Esses abalos sísmicos são provocados pelo choque e movimentação entre as placas tectônicas, liberando a energia que leva as ondas gigantescas.

Assim como os maremotos, os vulcões no fundo do mar também são causas dos tsunamis, apesar de serem menos recorrentes.

O mesmo vale para a queda de meteoritos na água, desde que possuam um tamanho considerável, e para o deslizamento de terra que ocorre em profundidade.

E é devido a essas causas que é praticamente impossível prever quando um tsunami irá acontecer, o que agrava ainda mais suas consequências.

As consequências do tsunami

Imagem da inundação de um tsunami - Pixabay
Inundação Tsunami – Pixabay

A análise das consequências também faz parte da compreensão de o que é tsunami.

Nesse caso, quando essas ondas gigantes atingem as áreas costeiras, os efeitos devastadores são bem mais abrangentes do que se possa imaginar.

O mais óbvio deles, é claro, é a própria perda de inúmeras vidas humanas e de outros animais, que acontece por afogamento, esmagamento, etc.

A destruição infraestrutural da região também é outra grave consequência, com edifícios, ecossistemas, plantações, etc. sendo completa ou parcialmente assoladas.

E mesmo após a água dos oceanos recuar, resta a contaminação da água potável, salinização do solo, proliferação de doenças, danos econômicos, dentre outros.

Saiba mais: Qual o maior vulcão do mundo?

Alguns dos principais tsunamis da história

Por fim, depois de compreender o que é tsunami, é interessante conhecer alguns dos maiores e mais devastadores acontecimentos desse fenômeno na história, para entender de vez o quão catastróficos eles podem ser. 

Oceano Índico (2004)

Imagem da chegada das ondas do tsunami no oceano índico, 2004 - Wikipédia
Tsunami do Oceano Índico – Wikipédia

Conhecido como tsunami do Oceano Índico, o fenômeno aconteceu no dia 26 de dezembro de 2004, tendo seu epicentro na região da costa oeste da Sumatra, Indonésia, mas atingiu também outros locais.

O tsunami foi provocado por um terremoto submarino, com magnitude 9.1, o que acabou gerando ondas de cerca de 50 m de altura, assolando as áreas atingidas.

As ondas fatais acabaram vitimando cerca de 230 mil pessoas, e trouxe consequências mesmo após a água recuar.

Todos os danos ambientais e materiais provocaram a migração de milhares de pessoas que conseguiram sobreviver à catástrofe.

Assim, considerando seu fator de destruição, esse é justamente o tsunami mais devastador conhecido da história, e que vitimou mais pessoas.

Japão (2011)

Imagem da inundação do tsunami no Japão, 2011 - Wikipédia
Tsunami no Japão – Wikipédia

Ocorrido no dia 11 de março de 2011, a tragédia ficou marcada por sua tríplice devastação: o terremoto, o tsunami e um desastre nuclear.

Tudo se iniciou quando um terremoto submarino de magnitude 9.1 teve seu epicentro a cerca de 130 km a leste de Sendai, ao longo da costa oriental de Tohoku, ilha de Honshu.

Esse é conhecido justamente como o pior terremoto de toda a história japonesa – que conta com casos recorrentes do fenômeno.

O abalo sísmico liberou a energia que formou as ondas gigantes do tsunami, que atingiu a região logo em sequência.

Além das mortes provocadas pela água, as ondas de até 15 metros levaram a mais uma catástrofe natural, ao atingirem a central nuclear de Fukushima Daiichi.

O incidente liberou uma imensa descarga radioativa, obrigando a evacuação de milhares de residentes da região.

Ao todo, cerca de 20 mil pessoas foram vitimadas em decorrência do tríplice evento.

Indonésia (1883)

Como mencionado, os tsunamis não são provocados apenas pelos maremotos, tendo outras causas iniciais.

E um exemplo marcante fica por conta da erupção do Krakatoa, na Indonésia, em 1883.

Trata-se de uma caldeira vulcânica presente no Círculo de Fogo, sendo um tipo realmente de ilha-vulcão, que erupcionou e liberou uma força estimada em 200 megatons de TNT.

A explosão destruiu grande parte da ilha, e como tinha áreas submersas, provocou ondas tsunamis de quase 40 metros de altura.

As ondas chegaram devastando as ilhas de Java e Sumatra, deixando cerca de 40 mil pessoas mortas.

Vale lembrar que em 1927 um filho do vulcão surgiu novamente no local, o Anak Krakatau, e vive em constantes erupções.

Portugal (1755)

Por fim, outro exemplo devastador de tsunami na história foi o de Portugal, em 1755, que atingiu fortemente a capital do país, Lisboa.

O fenômeno foi provocado por um terremoto submarino de magnitude 9.0, gerando ondas de cerca de 30 metros de altura, o que causou a morte de 60 mil pessoas, e a destruição de quase toda a zona baixa da capital.

Já sabe o que é tsunami?

Como foi possível observar, a compreensão mais profunda de o que é tsunami está ligada também ao entendimento de suas causas e consequências. Assim, esperamos ter te ajudado nesse processo.

Confira agora: 11 curiosidades sobre o mar

Fontes: Ecologia VerdeNasa Space Place

Compartilhar