10 pessoas que acreditam ser Deus

pessoas que acreditam ser deus
Imagem: Unsplash

Pode ser estranho imaginar, mas existem pessoas que acreditam ser Deus por aí. E isso pode se originar de maneiras diferentes, em diferentes partes do mundo, e por diferentes motivos. Essas pessoas agem de maneira excêntrica, e algumas delas acreditam que seu papel é levar todos à salvação divina.

Outras ainda sentem que foram chamados por Deus para trazer a justiça à humanidade, ou que são seus profetas, responsáveis por espalhar sua palavra no mundo.

Conheça abaixo algumas dessas figuras.

Pessoas que acreditam ser Deus (ou enviadas por ele)

10. Shoko Asahara

O primeiro na lista de pessoas que acreditam ser Deus é Shoko Asahara, do Japão, que acreditava não apenas que era Cristo, como também o primeiro “iluminado” desde Buda. Um grupo de culto se formou na década de 1980, unindo crenças budistas e hindus. O homem chegou a fazer seus seguidores acreditarem inclusive que o fim dos tempos estava proximo.

O que surpreende sobre Asahara é que, além de ter muitos seguidores, eles também acreditavam que ele de fato era Deus. O culto foi popular no Japão e em outras partes do mundo, e se tornou reconhecido como uma organização terrorista nos Estados Unidos.

Asahara foi líder do Aum Shinrikyo, um culto responsável por um ataque com gás em Tóquio em 1995. O ataque matou 13 pessoas e feriu milhares de outras. Asahara e outros sete membros do culto foram executados.

Leia também: 10 pessoas que tentaram reescrever a história

9. Oscar Ramiro Ortega-Hernandez

Oscar Ramiro Ortega-Cortez é um autoproclamado profeta, que acredita ter recebido de Deus a missão de atacar a Casa Branca, cuja tentativa ocorreu em 2011. Ele foi considerado uma das pessoas mais perigosas dos Estados Unidos, e tinha um longo registro criminal. Ramiro se referia a si mesmo como o Jesus moderno, e não tinha medo algum de ir para a prisão,pois acreditava que sua missão superaria qualquer coisa.

8. David Shayler

David Shayler, um ex-oficial do Mi5, o Serviço de Segurança britânico, é conhecido por suas crenças controversas. Ele afirmou ser filho de Deus, e que possuía todos os segredos para a vida eterna. Shayler também acreditava que tinha sido crucificado e reencarnado como Astronges, um revolucionário judeu morto pelos romanos no século I EC.

Shayler trabalhou como espião do MI5 até 1997, quando foi dispensado por revelar informações sigilosas da agência. Depois disso, desenvolveu suas teorias sobre sua missão na Terra, escrevendo livros e dando discursos, alguns dos quais diziam que ele tinha sido enviado por Deus para salvar a humanidade.

7. Apollo Quiboloy

Apollo Quiboloy é um pastor filipino, um autoproclamado líder religioso, fundador do Reino de Jesus Cristo. Ele afirma ser o “filho escolhido de Deus”, e que poderia salvar a humanidade. Além disso, é investigado por atividades de tráfico humano nos Estados Unidos.

Seus seguidores são extremamente devotos, apesar dele já ter sido acusado do uso de drogas e álcool para manter os membros sob seu controle, assim como manipulá-los com táticas baseadas no medo ou autodestruição, como abuso sexual.

6. Hogen Fukunaga

Outra das pessoas que acreditam ser Deus é Hogen Fukunaga, do Japão. Ele é conhecido por suas crenças e práticas, incluindo a ideia de ser capaz de curar doenças e ver o passado e futuro das pessoas.

Fukunaga fundou seu culto no Japão, o Honohana Sampogyo, que se tornou uma das maiores religiões no país. Fukunaga acreditava ser capaz de curar os outros, bastando que lhe pagassem. Isso o levou até a prisão, sentenciado por fraude.

5. David Koresh

David Koresh afirmou em sua vida que Deus tinha falado com ele, contando-lhe que ele era o Messias. Com o tempo, passou a acreditar que era o rei Davi, que governou em Israel há dois mil anos atrás. Com o passar do tempo, se tornou o líder de um grupo de seguidores, o Ramo Davidiano.

Seus ensinamentos incluíam a crença de que o mundo estava prestes a acabar, e que seus seguidores tinham sido escolhidos por Deus para sobreviver ao apocalipse. Além disso, também afirmava ser o último profeta mencionado na Bíblia.

Em 1993, o FBI cercou o local onde Koresch e seus seguidores viviam. O cerco durou 51 dias, resultando na morte de 76 membros, inclusive o líder. O FBI acreditava que o grupo estava estocando armas e se preparando para um confronto com o governo. O fim do cerco ocorreu quando o FBI lançou um ataque com gás lacrimogênio, causando um incêndio que consumiu o prédio.

Leia mais: As 10 piores mulheres da história

4. Charles Manson

Charles Manson foi uma das pessoas que acreditam ser Deus mais controversas. Ele ganhou fama na década de 1960 ao orquestrar nove assassinatos, inclusive a morte da atriz Sharon Tate, grávida de oito meses na época.

Manson acreditava que uma guerra racial era iminente, e que ele e seus seguidores seriam os vitoriosos. Ele afirmava ser uma espécie de Messias, uma divindade a andar na Terra. A figura usou sexo, drogas e manipulação psicológica para controlar seus seguidores, induzindo-os a cometer crimes terríveis.

Apesar das crenças, Manson foi condenado por assassinado e a passar o resto da vida na prisão.

3. Marshall Applewhite

Marshall Applewhite foi um autoproclamado profeta que liderou um culto chamado Heaven’s Gate (Portão do Paraíso em tradução livre).

A seita acreditava que eram seres extraterrestres, enviados à Terra para espalhar a mensagem da salvação. Eles afirmavam que o mundo estava chegando ao fim, e que a única forma de sobreviver era se livrar dos corpos físicos e ascender a um plano mais alto de existência.

Em 26 de março de 1997, os membros do grupo vestiram uniformes pretos e roxos, consumindo em seguida uma bebida letal contendo vodka e fenobarbital para poder “ascender”. Applewhite e seus seguidores morreram.

2. Jim Jones

Jim Jones foi uma das pessoas que acreditavam ser Deus, um pastor com um grande número de seguidores. Sua organização se chamava Templo do Povo, e Jones acreditava ser alguém divino, com a missão de criar uma sociedade utópica.

Ele pregava igualdade racial, socialismo e mundo sem pobreza. Sua retórica convenceu os seguidores a se mudarem para Jonestown, um assentamento remoto na Guiana, referido por ele como a terra prometida. O local, contudo, tinha pouca comida e péssimas condições, além de punições extremas para quem o desobedecesse.

 Em novembro de 1978, uma congressista investigando a situação foi morta, com quatro outras pessoas também. O evento desencadeou o suicídio em massa de mais de 900 pessoas, inclusive crianças e bebês, que tomaram ponche com cianeto.

Confira: 7 pessoas que marcaram a ciência medieval

1. Alan John Miller

Alan John Miller é um dos menos controversos na lista das pessoas que acreditam ser Deus ou associados. Ele é um australiano que acredita ser a reencarnação de Jesus Cristo, com o objetivo de salvar a humanidade. Em seus ensinamentos, Miller foca no amor, perdão e na rejeição do cristianismo das massas. Para ele, é importante desenvolver uma relação pessoal com Deus, e que o indivíduo assuma a responsabilidade por seu crescimento espiritual.

Miller tem muitos seguidores, que inclusive se mudaram para sua comunidade rural na Austrália, onde vivem e trabalham juntos num assentamento comunitário. Lá, eles se preparam para o fim do mundo.

Fonte: Listverse

MARCADO: , , ,
Compartilhar