Saber quais são os principais problemas ambientais no Brasil é o primeiro passo para se conscientizar, e começar a contribuir para a redução dos seus impactos.
Sendo o 5º maior país do mundo, em extensão territorial, e dono de uma biodiversidade única, o Brasil tem um efeito gigantesco, seja positiva ou negativamente, nas condições do restante do planeta.
Um exemplo básico é a presença da Floresta Amazônica em nosso território, que é simplesmente a maior floresta tropical do mundo.
Nesse artigo, você irá conferir quais são os 6 principais problemas ambientais no Brasil, e um pouco mais sobre os seus impactos. Acompanhe!
Os 6 principais problemas ambientais no Brasil
Sejam por fatores culturais, econômicos e até mesmo climáticos, o território brasileiro sofre com problemas ambientais graves, destacando-se entre eles o:
- Desmatamento;
- Poluição da água;
- Desertificação;
- Queimadas;
- Descarte irregular do lixo; e a
- Poluição do ar.
Veja de forma mais detalhada cada uma dessas questões!
1. Desmatamento
No topo da lista de principais problemas ambientais no Brasil está o desmatamento, sendo o mais grave de todos eles.
Nesse caso, há a retirada total ou ao menos parcial da vegetação, o que acaba acarretando diversos outros problemas.
Alguns dos impactos diretos do desflorestamento são a erosão do solo, aquecimento global, destruição das espécies da fauna e flora, etc.
Voltando aos primórdios da colonização brasileira pelos portugueses, ainda em 1500, vemos também que o desmatamento é o mais antigo dos problemas ambientais por aqui.
Afinal, foi justamente a extração do Pau-Brasil que liderou o processo de exploração do nosso território.
E, posteriormente, as criações de gado, plantações de cana-de-açúcar e a urbanização deram continuidade a essa devastação.
O exemplo mais claro desse problema é a destruição da Mata Atlântica, que cobria a região litorânea do país.
Atualmente, de acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% dessa área se mantêm bem preservada.
Outro exemplo, é claro, é a imponente Floresta Amazônica, que sofre com o desmatamento, intensificado a partir da década de 70.
De lá para cá, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cerca de 729 mil km² de mata foram devastados, uma área equivalente a 17% do bioma.
Dada a relevância da Amazônia para a manutenção do clima no planeta, esse avanço tem sido motivo de preocupação não apenas para os órgãos nacionais, mas também internacionais.
2. Poluição da água
Outro que ganha destaque entre os principais problemas ambientais no Brasil é a poluição da água.
Mesmo sendo o detentor de cerca de 12% de toda a água doce do mundo (SOS Mata Atlântica), uma boa parte dessa total tem índices de qualidade preocupantes.
A ação humana, é claro, é o grande causador dessa poluição, por meio dos insumos agrícolas, resíduos industriais, ausência de saneamento básico, esgotos e também os lixos domésticos, que chegam diretamente aos rios.
Um bom exemplo dessa degradação é a do Rio Tietê, em São Paulo, que é um dos rios mais poluídos do mundo.
3. Desertificação
A desertificação do solo é também um dos principais problemas ambientais no Brasil, e um dos mais preocupantes.
Como o próprio nome deixa a entender, trata-se da transformação das áreas de terra em um tipo de deserto, devido à deterioração das condições do solo, tornando-o improdutivo.
O centro do problema ocorre nas regiões áridas do nordeste, onde a vegetação é reduzida e os cursos d’água não cobrem uma parte considerável do território.
Não à toa, é o nordeste brasileiro que mais sofre com as secas, o que, aliado às condições climáticas, como o aquecimento global, intensificam ainda mais esse problema.
4. Queimadas
Com o clima seco, um problema que se intensifica bastante no Brasil são as queimadas.
E apesar de uma parte delas acontecerem de forma acidental, os grandes envolvidos nesse processo são as atividades de exploração agrícola e pecuária.
O que acontece é que, para a população, esse é o modo mais prático de preparar o solo, retirando as áreas de mata.
Além disso, em áreas onde a mata já não existe mais – e há a plantação de capim, por exemplo – é comum haver a queima dessa pastagem, para que ela possa se renovar.
Um ponto importante a considerar é que na região do Cerrado, a queima acontece de forma controlada, uma vez que é um processo fundamental para a preservação das espécies nativas.
De todo modo, as queimadas geram efeitos bastante negativos, como a emissão de CO2, devastação do solo, e de espécies animais e vegetais, quando feita de forma irregular.
5. Descarte irregular do lixo
Outro que vale a menção é o descarte irregular do lixo, sendo um grave problema ambiental brasileiro.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil trata apenas 58,7% do seu lixo sólido, sendo que somente 4% dele é reciclado.
E considerando que segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o país é o 4º maior produtor de lixo do planeta, sendo superado apenas pelos Estados Unidos, China e Índia, esse é um problema realmente seríssimo.
6. Poluição do ar
Por fim, mas não menos relevante, temos a poluição do ar, que está entre os principais problemas ambientais no Brasil.
Essa poluição acontece através da liberação de gases poluentes no ar, tornando-o danoso a saúde e intensificando o efeito estufa no planeta.
As principais causas são as ações das indústrias, as próprias queimadas e a também a queima dos combustíveis fósseis, através dos veículos.
Considerações finais sobre os principais problemas ambientais no Brasil
Como foi possível observar, os principais problemas ambientais no Brasil são questões gravíssimas e urgentes, intensificadas ainda pela grandiosidade territorial do país.
Para aprimorar seus conhecimentos sobre esse tema, aproveite para conferir também esses materiais:
- Impactos ambientais causados pelo homem: Conheça os principais
- Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?
- 06 curiosidades sobre o meio ambiente
Fontes: Ecologia verde – World Ecology Foundation