Qual a diferença entre consumo e consumismo?

diferença entre consumo e consumismo
Pessoas passeando em um shopping center. Créditos: stevepb, Pixabay.

Você sabe qual é a diferença entre consumo e consumismo? Os dois conceitos estão relacionados, no entanto, têm significados distintos. De certa maneira, o fenômeno do consumismo é um desdobramento do próprio conceito de consumo. 

O que é consumo?

Qual a diferença entre consumo e consumismo? 1
Frutas expostas para venda em um mercado. Créditos: stevepb, em Pixabay.

De modo simples, podemos definir o consumo como a aquisição de bens e produtos para suprir as necessidades básicas do ser humano. O consumo desses suprimentos é algo que sempre existiu, desde que os seres humanos se desenvolveram e começaram a viver na natureza.

Origem do consumo

Assim, desde os primórdios da humanidade, a relação entre o que produzimos e o que consumimos foi fundamental para o modo de vida do ser humano no planeta Terra. 

Sem satisfazer as suas necessidades básicas, como fome, sede e vestimenta para se proteger do frio ou do calor, o homem é incapaz de sobreviver. 

Por essa razão, o ato de consumir é uma ação executada por todos os indivíduos, de acordo com as suas necessidades e bens à disposição. 

No entanto, a cultura de um povo é um fator que molda as suas necessidades. É por isso que, povos distintos, em épocas distintas do tempo e do espaço, apresentam necessidades diferentes em relação aos alimentos, habitação e vestuário. 

Da mesma forma, as alterações culturais e o próprio processo de desenvolvimento social, modifica os padrões de consumo, que sofrem transformações. Se antes os agrupamentos humanos precisavam caçar animais para se alimentar dessas proteínas, hoje podem comprar carne congelada no supermercado. 

Importância do consumo na sociedade e na economia

Atualmente, a atividade de consumo tem uma importância ainda maior do que simplesmente suprir o que é necessário para a nossa sobrevivência. Isso ocorre porque o nível de consumo na economia de um país impacta de forma direta o seu sistema econômico. 

Um ponto importante para entender a diferença entre consumo e consumismo, é enxergar que o consumo é o ponto de partida de toda e qualquer atividade econômica. 

Conforme expressou o economista clássico Adam Smith, o ato de consumir é o único propósito de produzir alguma coisa. Afinal de contas, não faz sentido produzir algo pelo qual não existe demanda de consumo. 

Esse entendimento moldou o próprio desenvolvimento do sistema capitalista. A produção de bens e serviços aumentou de forma proporcional ao aumento das necessidades e desejos de consumo da população global. 

Além disso, as trocas comerciais entre os países fazem com que todos os Estados possam ser afetados por questões internas e externas que impactam de forma positiva ou negativa o nível de consumo de uma população. 

O próprio estudo da teoria do consumo é uma área de grande interesse das ciências econômicas, visto que ela ajudou a formular teorias como a Lei da Demanda. 

Ao mesmo tempo, esse estudo é fundamental para compreender como o comportamento individual afeta a economia como um todo. 

O estudo do consumo também é essencial para que os governos definam o salário mínimo, as taxas de impostos, a relação entre gastos e poupança e as dinâmicas da balança comercial. 

O que é consumismo?

O consumismo, por sua vez, parte de uma premissa distinta do conceito de consumo. Isso porque ele está relacionado ao ato de consumir bens e serviços além da sua própria necessidade de subsistência.

Assim, o consumismo pode ser desde um impulso à compra de bens sem que haja necessidade real até a compra de produtos de forma exagerada, o que causa acúmulo. Em ambos os casos, o que impulsiona o consumismo é mais o desejo, do que a necessidade.

Origem do consumismo

A Revolução Industrial é um momento chave para entendermos a diferença entre consumo e consumismo. A produção em larga escala transformou de forma definitiva a relação do homem com a produção e o consumo.

O aumento da oferta de produtos, então, levou a um estímulo para que as pessoas comprassem mais. Daí a importância da publicidade e da propaganda nesse processo, como uma impulsionadora da mudança comportamental. 

Então, a sociedade se tornou, aos poucos, uma sociedade mais composta por consumidores do que por produtores. 

Por isso, o avanço do sistema econômico capitalista é a principal razão para o desenvolvimento de um comportamento consumista. Assim, o ato de consumir se tornou um meio de criar identidade e status. 

Em uma sociedade ávida pela distinção, o consumo é uma maneira de se diferenciar e de obter prazeres momentâneos pelo ato da compra. 

Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Qual a diferença entre consumo e consumismo? 2
Um dos principais problemas gerados pelo consumismo é o excesso de lixo. Créditos: meineresterampe, Pixabay.

Portanto, a principal diferença entre consumo e consumismo é a motivação por trás da compra. O consumo está mais relacionado à aquisição de um bem ou serviço para satisfação de uma necessidade básica da qual a sua sobrevivência depende.

Já o consumismo é muito mais um fenômeno social, que compreende um comportamento de consumo movido por desejos e impulsos, e não somente para atender às necessidades de sobrevivência. 

Consequências do consumismo

É bastante evidente, na circunstância atual em que vivemos, que o comportamento consumista é prejudicial à sociedade e à natureza. Além disso, ele pode ser altamente prejudicial ao próprio indivíduo.

Quando as pessoas passam a associar a sua identidade e autoestima ao ato de consumo, isso pode afetar seriamente a sua percepção de si mesma. 

Isso pode levar a um pensamento distorcido de que para ser feliz, ela precisa comprar alguma coisa. Ou de que somente através dos bens materiais é possível obter felicidade e satisfação. 

Muitas pessoas desenvolvem um padrão consumista sem ter condições financeiras para tal, o que provoca endividamento. O Brasil, por exemplo, tem um alto índice de pessoas endividadas e muitas delas criaram dívidas pela compra de bens e produtos supérfluos.

O consumo exagerado faz com que o sistema econômico produza mais bens do que é capaz de consumir. Isso provoca um impacto imensurável ao meio ambiente, afetando a extração de recursos naturais, cadeias produtivas e acúmulo de lixo.

Já começamos a vivenciar as consequências das mudanças climáticas. Portanto, uma das principais transformações que a sociedade precisa enfrentar é a alteração significativa do nosso padrão de consumo.

Por essa razão, entender a diferença entre consumo e consumismo é uma questão fundamental para a sociedade atual. É urgente compreender que o problema não reside no ato de consumir, que é necessidade básica, e sim em um desejo exagerado de consumir mais do que precisamos de fato.

Fonte: Investopedia / Corporate Finance Institute

Compartilhar