Você sabe quantas luas tem Mercúrio? Mercúrio é um planeta que causa muita curiosidade, pois é um dos mais próximos de nós, e também um dos mais próximos do Sol. Com sua superfície rochosa, gravidade extremamente instável e muitas outras características interessantes, esse com certeza é um planeta que merece ser explorado.
Aliás, uma das dúvidas mais comuns acerca de Mercúrio é sobre quantas luas ele possui. Quer saber a resposta para essa e outras dúvidas? É só ler até o final, pois vamos te contar tudo.
Quantas luas tem Mercúrio?
Primeiramente, precisamos adiantar que Mercúrio é um planeta que não possui luas naturais. Diferentemente de outros planetas do Sistema Solar, como Júpiter e Saturno, que têm várias luas, Mercúrio permanece solitário em sua órbita ao redor do Sol.
Atualmente, existem 213 luas conhecidas no nosso Sistema Solar, sendo que elas não são repartidas igualmente entre os planetas. Por exemplo, a Terra só possui um satélite natural, enquanto Saturno possui 82.
Essa falta de satélites naturais é apenas uma das características interessantes desse pequeno mundo rochoso.
Por que Mercúrio não tem satélites naturais?
Existem vários motivos que podem explicar a falta de lua de Mercúrio. A princípio, isso se deve ao fato de sua gravidade não ser forte o suficiente para manter um corpo celeste em sua órbita. Isso porque essa é uma das formas pelas quais um planeta consegue uma lua. É como Netuno conseguiu Tritão, sua maior lua, por exemplo.
Outra forma pela qual um planeta pode obter um satélite é perder uma parte de sua massa, a qual entra em sua órbita, que é como se acredita que a nossa Lua surgiu.
Aliás, nos anos 70, os cientistas até chegaram a acreditar que Mercúrio tivesse atraído um satélite natural, devido a emissões de radiação ultravioleta perto dele. No entanto, acabaram descobrindo que esses raios vinham de uma estrela distante.
Enfim, fato é que Mercúrio continua só em sua jornada celeste. Veja a seguir outras características e curiosidades sobre ele.
Veja em seguida: O que é eclipse solar? Conheça tudo sobre este fenômeno
1. Dados gerais de Mercúrio
Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e o que está mais próximo do Sol. A saber, ele possui um diâmetro equatorial de 4.879 quilômetros e uma área de superfície de 7,5 x 10^7 km².
Enquanto isso, sua massa é de 3.302 x 10^23 kg e sua distância média do Sol é de 57.910.000 quilômetros. Além disso, o período de rotação de Mercúrio é de aproximadamente 59 dias terrestres.
2. Características principais desse planeta
Como dissemos no início, Mercúrio é um dos “vizinhos de porta” da Terra, por assim dizer. Mesmo assim, não é um lugar que dê para visitar e conferir de perto suas características.
Contudo, graças às sondas espaciais Mariner e Messenger, sabemos que Mercúrio é um planeta intrigante. Sua órbita é uma das menos circulares do Sistema Solar, variando de 47 milhões de quilômetros quando está no ponto mais próximo do Sol (periélio) a 70 milhões de quilômetros quando está no ponto mais distante (afélio) do Sol.
Aliás, Mercúrio também não possui uma inclinação semelhante à da Terra, o que faz com que ele não tenha estações do ano. Essa baixa inclinação também explica o gelo encontrado em suas crateras. Por fim, sua atmosfera é instável e fraca, com predominância de gases como hélio e sódio.
Confira também: O que é o ciclo da água: características, etapas e importância
3. Curiosidades sobre Mercúrio
Mercúrio é um planeta que pode ser visto daqui, se confundindo com uma estrela aos olhos leigos. Porém, apesar de ser brilhante quando observado da Terra, a sua separação angular do Sol é de apenas 28,3 graus, tornando-o difícil de ver.
Apesar de a lista por ordem dos planetas do Sistema Solar elencar Vênus como o mais perto de nós, estudos mostram que, em média, Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra, mais próximo até mesmo do que Vênus.
Por estar tão perto do Sol, Mercúrio é bastante quente. Sua temperatura média varia de 166,85 ºC a 426,85 ºC devido à alta variação térmica.
4. Órbita do planeta mais próximo do Sol
Mercúrio possui uma órbita peculiar e muito interessante. Principalmente se a compararmos com a da Terra. Aqui estão algumas características:
- Período de rotação: Mercúrio gira três vezes em seu eixo a cada duas órbitas ao redor do Sol. Isso significa que, durante o período de uma órbita completa, ele completa três rotações em torno de seu próprio eixo.
- Inclinação orbital: A órbita desse planeta tem uma inclinação de 7 graus com respeito ao plano da elíptica. Isso significa que sua órbita não é perfeitamente alinhada com o plano em que os planetas giram ao redor do Sol.
- Excentricidade: A órbita de Mercúrio é quase circular, mas não totalmente. Durante o periélio o planeta chega a uma distância de 47 milhões de quilômetros. No afélio, essa distância atinge 70 milhões de quilômetros. Inclusive, essa variação na distância do Sol é uma das características marcantes de sua órbita.
Essas particularidades tornam a órbita de Mercúrio única e desafiadora para os astrônomos estudarem.
5. É possível visitar Mercúrio?
Você já sabe quantas luas tem Mercúrio e já dissemos que Mercúrio é nosso vizinho mais próximo. Isso nos faz questionar se seria possível visitá-lo, da mesma forma que fizemos com a Lua. Porém, precisamos levar alguns pontos em consideração, como:
- Proximidade do Sol: Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, o que torna uma missão tripulada muito difícil. Afinal, a intensa radiação solar e o calor escaldante seriam grandes obstáculos;
- Velocidade orbital: Para alcançar Mercúrio, uma espaçonave precisaria desacelerar significativamente para entrar em órbita, o que requer uma quantidade considerável de energia;
- Escape da gravidade: Escapar da gravidade desse planeta para retornar à Terra também seria difícil devido à alta velocidade orbital;
Até hoje, apenas algumas sondas não tripuladas da NASA visitaram Mercúrio. Essas sondas forneceram informações valiosas sobre o planeta, mas não foram projetadas para aterrissar ou transportar humanos.
Ademais, se formos comparar com a viagem à Lua, ela é muito mais acessível. Tanto que as missões Apollo conseguiram pousar na Lua e trazer astronautas de volta com sucesso. Sem contar que a distância da Terra à Lua é cerca de 384.400 km, enquanto a distância da Terra a Mercúrio varia de 91,7 milhões a 69,8 milhões de km.
Portanto, ao menos por enquanto tudo o que podemos fazer é observar Mercúrio de longe e aprender mais sobre esse vizinho fascinante!
Leia agora: 8 curiosidades sobre as zebras