Quem inventou o primeiro telescópio?

Imagem de Galileu como um dos inventores do telescópio em 1600
Galileu foi um dos inventores do telescópio

Apesar da participação de Galileu Galilei na história do telescópio, não foi ele quem inventou o primeiro telescópio do mundo. Afinal, este crédito vai para Hans Lippershey, um holandês que fabricava lentes para óculos em 1600.

Lippershey até chegou a solicitar a patente de invenção do telescópio que criou, porém teve seu pedido negado. O motivo era que existiam outros fabricantes dos mesmos dispositivos na época.

Como resultado, até hoje, existem muitas controvérsias sobre quem inventou o primeiro telescópio e, essa história, você confere ao longo deste artigo.

Venha descobrir como este instrumento tão importante para a ciência, chegou à modernidade!

Como eram os primeiros telescópios?

Os primeiros telescópios do mundo partiram da arte de fabricar óculos e lentes que, inclusive, até 1400, eram muito usados na Europa. Diferente dos modelos que temos acesso hoje, eram lentes básicas, pouco polidas e imperfeitas.

Porém, entre 1500 e 1600, a nova geração de fabricantes começou a melhorar sua técnica de cortar e polir lentes. Então, em 1608, Hans Lippershey, conseguiu desenvolver uma lente que conseguia ampliar os objetos em até 3 vezes.

Lippershey chegou a levar seu modelo para o príncipe Maurício Nassau e logo, instrumentos similares espalharam pela Europa.  

Os primeiros telescópios tinham formato de tubos, que eram feitos de estanho, madeira, chumbo ou papelão. Dentro, havia espelhos para que em contato com a lente polida, pudesse ampliar a imagem e causar reflexos de luz.

Maior desafio dos primeiros telescópios

Lippershey, o inventor do primeiro telescópio e tantos outros fabricantes da época, enfrentavam desafios parecidos. Os primeiros modelos eram pequenos, tinham um alcance limitado e não conseguiam captar objetos muito distantes. 

Para dificultar um pouco mais, não existia um lugar fixo para colocar o olho e analisar a imagem. Isso significa que, no mesmo instante em que se conseguia observar a imagem, logo ela se perdia novamente.

Inclusive, a fidelidade às formas e as cores também era um grande desafio a ser enfrentado e, até aquele momento, não garantia nitidez.

Qual é a importância do telescópio de Galileu?

Galileu conseguiu desenvolver um modelo que ampliava a imagem em até 20 vezes e foi o primeiro a apontar o telescópio para o céu. Com seu telescópio, foi possível observar montanhas, crateras da lua e a Via Láctea, mas não com a qualidade que conseguimos hoje.

Devido ao seu compromisso em melhorar a capacidade dos telescópios da época, foi possível descobrir os anéis de Saturno, luas de Júpiter e manchas solares. Ou seja, Galileu contribuiu para o avanço da ciência. 

A partir dele, outros cientistas como Johannes Kepler e Isaac Newton começaram a promover melhorias para este mesmo dispositivo. Enquanto Kepler criou um telescópio de duas lentes, Newton construiu um telescópio refletor, lá em 1668.

Quais são os telescópios mais famosos do mundo?

Quem inventou o primeiro telescópio, sequer imagina a quantidade de modelos inovadores que vieram para contribuir com novos estudos. Pensando nisso, separamos os modelos mais conhecidos, que surgiram após o telescópio de Lippershey, Galileu e Isaac Newton.

Telescópio Hubble

Telescópio Hubble
Telescópio Hubble. (imagem: Wikipédia)

É um telescópio espacial que observa o espaço durante 24 horas, mesmo diante das condições atmosféricas do ambiente. Ele foi lançado na órbita em 24 de abril de 1990, considerado um dos maiores avanços.

O sucesso não foi certeiro, já que havia falhas no espelho do telescópio Hubble, que era muito plano e acabou gerando imagens borradas. Porém, logo esta inconsistência foi superada com a manutenção.

Devido a esta invenção, hoje conseguimos entender mais sobre o nosso planeta, diferenciar os planetas vizinhos e conhecer mais fatos sobre o nosso sistema solar.

Observatório Solar e Heliosférico

Observatório Solar e Heliosférico.
Observatório Solar e Heliosférico. (Imagem: Wikipédia)

O Observatório Solar e Heliosférico está há 25 anos de olho no sol, partindo de uma missão conjunta entre ESA e NASA. A ideia inicial era observar o sol durante 2 anos, tanto a superfície, como a parte externa e interna. 

Com o sucesso do seu lançamento, que aconteceu no ano de 1995, sua missão continuou por anos. Através dele, foi possível prever tempestades solares e as condições climáticas espaciais que vieram nas décadas posteriores.

Telescópio Arecibo

Esse modelo foi construído em Porto Rico e surpreendeu com seus 305 m de largura. Como não seria diferente, ele foi considerado o maior radiotelescópio do mundo, durante pelo menos meio século.

Sua função, dessa vez, era ajudar militares da época a detectar os mísseis que vinham em direção aos EUA. Por outro lado, em 1967, o modelo foi transferido para a Fundação de Ciências do país, para ser utilizado como instalação científica.

Esta ferramenta permitiu a observação do Sistema Solar, Saturno, Vênus e Mercúrio, durante 57 anos. Lembrando que, em 2020, cabos foram danificados, causando colapso e destruindo este telescópio. 

Telescópio Espacial James Webb

Após o famoso Hubble, em 1996, a NASA começou a trabalhar no Telescópio Espacial James Webb. Seu principal objetivo é observar as galáxias, planetas e estrelas, conhecidas ou não.

Seu lançamento aconteceu em 25 de dezembro de 2021, na Guiana Francesa e, desde então, o modelo permanece ativo. Ele tem uma estrutura gigantesca, onde a partir da radiação infravermelha, permite a visão de diferentes objetos. 

Esse telescópio, a bordo de um foguete, demorou 1 mês para chegar à órbita da Terra e foi uma das maiores invenções da nossa atualidade. Um fato curioso é que a sua cobertura é gigantesca e cercada de protetores solares.

Considerações finais

Podemos dizer que, independente das controvérsias sobre quem inventou o primeiro telescópio, cada um dos pioneiros foram importantes para a ciência. Ciência esta, que avançou muito nos últimos anos.

Quem diria que uma lente de óculos pudesse nos levar tão longe, não é mesmo? A partir dos pequenos objetos de vidro imperfeitos, hoje conseguimos ver além das estrelas e entender como funciona o nosso universo.

Então, o que mais te surpreendeu neste conteúdo? O formato dos primeiros telescópios? A discordância entre quem é o real inventor ou os modelos tecnológicos que vieram depois?

Se você gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de acompanhar os artigos e compartilhe com mais gente. Juntos, conhecemos mais fatos históricos e curiosos sobre a existência dos cosmos e da vida.

Compartilhar