Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha - Pixabay
Quem veio primeiro o ovo ou a galinha - Pixabay

Se a galinha vem do ovo e o ovo vem da galinha, quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Essa é uma questão que já perdura na humanidade há milhares de anos e que muita gente ainda não sabe exatamente qual a resposta.

Afinal, para nascer, a galinha precisa de um ovo, mas é ela mesma que os coloca. Ou seja, um deles tem que ter surgido antes, ou algo errado não está correto.

Por isso, neste artigo, o Mundo Curioso vai finalmente te mostrar a resposta para esse enigma, que é bem mais simples do que pode parecer. Acompanhe o conteúdo e se surpreenda!

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha: origem da questão

Essa é uma questão bem difícil de apontar com exatidão quando foi seu surgimento. Mas, o mais provável é que ele tenha começado ainda há milhares de anos atrás, já com um cunho filosófico.

Dentro desse contexto, vale lembrar que os avanços científicos sobre a compreensão do mundo em si, são mais recentes do que se pode imaginar. Assim, antes da formação do conhecimento científico, dúvidas similares a essa eram sim bem difíceis de resolver.

Atualmente, com a grande quantidade de informações e estudos que se tem sobre a formação da humanidade, evolução, etc. pode até parecer fácil desvendar alguns mistérios. Mas nem sempre foi assim.

Para se ter uma ideia, os dinossauros foram descobertos apenas em 1820, o que mostra bastante da “escuridão” de conhecimento que existia na antiguidade. Como acontece a mudança do dia para a noite? Como se produz o fogo? Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?

A depender da época, essas são sim perguntas complexas, e que já demandaram bastante raciocínio na busca por respostas. Além disso, pode haver também toda uma questão filosófica envolvendo esse questionamento. Isso porque a própria origem do ser humano e da vida é uma questão atual, com vertentes criacionistas e científicas divergindo entre si.

Afinal, quem veio primeiro o ovo ou a galinha?

Diferentemente de outras questões mais profundas e menos literais, saber quem veio primeiro o ovo ou a galinha já não é mais uma grande dúvida para a sociedade atual. O que acontece é que os cientistas encontraram uma resposta simples e concreta para isso.

O entendimento é realmente básico, uma vez que não são apenas as galinhas que colocam ovos. Na verdade, todas as aves são ovíparas, além de diversas espécies de répteis e também outros animais.

Muitas espécies, tanto atuais, quanto extintas – como é o caso dos dinossauros – colocam ou colocavam ovos. E essa é a chave da questão: o ovo surgiu muito, mas muito antes da galinha.

Para perceber isso, basta simplesmente observar as épocas de origem de cada um deles, e fica claro que as galinhas são bem jovens quando comparadas ao surgimento do primeiro ovo.

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha - Pixabay
Ovos de galinha – Pixabay

O surgimento do ovo

Como mencionado, colocar ovos não é uma característica única e exclusiva das galinhas. Afinal, essa é uma forma reprodutiva e gestacional muito comum em outras espécies.

Mas, o que é exatamente um ovo? De forma geral, trata-se de um tipo de cápsula ou vaso membranoso, onde o embrião de um animal pode se desenvolver.

O ser humano realiza todo o processo de gestação dentro do próprio corpo, no útero da mulher. Assim, seu embrião não é recoberto por nenhuma membrana rígida, sendo expelido apenas depois do período gestacional, quando já está desenvolvido.

Por outro lado, no caso das espécies ovíparas, o animal consegue depositar um ovo em um local, e o embrião crescerá dentro dele até romper a casca e conseguir viver fora dela.

Para se ter uma ideia, estudos apontam que o ovo tenha surgido pela primeira vez por volta de 340 milhões de anos atrás. Esse foi o período quando os primeiros amniotas colocaram ovos com casca.

Em uma época anterior a essa, as espécies realizavam todo esse processo na água, o que era uma desvantagem, já que eles estavam desbravando agora a terra. Desses primeiros amniotas, aliás, é que descendem as aves, mamíferos e répteis modernos.

O surgimento das galinhas

Um estudo da Universidades Harvard demonstrou que as galinhas são os parentes vivos mais próximos dos temidos Tiranossauros Rex, extintos juntos aos demais dinossauros não avianos há milhões de anos.

Ou seja, as galinhas modernas são frutos, obviamente, de anos e anos de evolução, com adaptações aos mais variados ambientes em que viveram. Acredita-se que a domesticação dessas aves tenha ocorrido por volta de 10 mil anos atrás, e que seu surgimento não seja tão distante assim.

Para se ter uma ideia, a separação entre as espécies selvagens e a atual galinha moderna, que posteriormente foi domesticada pelos humanos, aconteceu há cerca de 58 mil anos.

Assim, fazendo uma comparação com os 340 milhões do surgimento do ovo, fica claro que o ovo veio bem antes da galinha. 

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha - Pixabay
Galinha com pintinhos – Pixabay

Divergência quanto a teoria

Diferentemente desse consenso científico, um estudo publicado em 2010 pela Universidade de Sheffield e Warwich, com cientistas britânicos, apontou que, na verdade, a galinha pode sim ter surgido antes do ovo.

A base dessa teoria está ligada a composição da casca do ovo, formada por cristais de calcita, originárias do carbonato de cálcio. O que acontece é que, para haver esse processo, é necessário uma proteína, a ovocledidin-17 (OC-17), presente unicamente no ovário dessas aves.

O consenso, de todo modo, é que, mesmo com a descoberta, o ovo ainda surgiu bem antes da galinha. No máximo, a galinha conseguiu nascer antes apenas do próprio ovo de galinha, através de processos mutativos.

Considerações finais

Embora a questão científica já tenha sido superada, resta ainda todo o questionamento filosófico que envolve essa dúvida. Afinal, embora simples, a pergunta pode carregar também reflexões profundas sobre a vida e sua origem.

E agora, você já sabe quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Deixe aqui nos comentários qual sua posição e em qual time você está!

Fontes: Science New Scientist

Compartilhar