Você já cochilou na mesa do trabalho, por exemplo, nas primeiras horas do dia? Ou quis ir pra cama depois do almoço? Então, pode ser que você faça a mesma pergunta que milhões de pessoas: quanto tempo eu preciso dormir para acordar disposto? Ao contrário do que muitos imaginam, a resposta não é tão simples, pois as necessidades de sono são individualizadas, mas a recomendação geral varia entre sete e nove horas. Sobretudo, muitos problemas podem afetar a qualidade das horas de descanso, principalmente aos indivíduos que sofrem de insônia. Aliás, você sabe como combater a insônia?
Em suma, a insônia significa que você tem problemas para dormir regularmente, mas ela pode diminuir ou até mesmo desaparecer se mudarmos alguns hábitos da rotina, e agora falaremos justamente sobre eles. De antemão, um indivíduo tem insônia quando:
- Apresenta dificuldade para dormir;
- Acorda diversas vezes ao longo da noite;
- Desperta nas primeiras horas do dia – mesmo sem necessidade – e não consegue mais pegar no sono;
- Se sente cansado logo após acordar;
- Não consegue cochilar durante o dia, mesmo que esteja cansado ou sonolento;
- Perde a concentração nas atividades rotineiras em decorrência do cansaço.
A insônia é dividida em duas partes: de curto prazo (menos de 3 meses) ou de longo prazo, quando ultrapassa esse período. Para combater a insônia é necessário conhecer suas causas, e ela pode se manifestar por uma série de motivos. Barulho, ambiente muito quente ou muito frio, estresse, ansiedade ou depressão, álcool, cafeína ou nicotina, fuso horário, trabalho por turnos, drogas recreativas (ecstasy ou cocaína) e camas desconfortáveis aparecem como os maiores agentes causadores deste problema.
10 dicas para combater a insônia
Há muitos passos que o indivíduo pode tomar para mudar de comportamento e adquirir um estilo de vida que lhe ajudará a combater a insônia. Confira abaixo algumas dicas importantes:
Limite os cochilos
Sobretudo, acreditamos que cochilar é uma excelente maneira de recuperar o sono que se perdeu, no entanto, seu efeito é o oposto disso. Devemos estabelecer um padrão de sono regular e tentar associá-lo com a escuridão, por exemplo. Cochilar de dia pode afetar a qualidade do sono durante a noite, simples.
Se exercite regularmente
Vamos por partes: exercitar o corpo melhora –e muito – a qualidade do sono no período noturno, contudo, não treine imediatamente antes de dormir. Nesta prática, o exercício vai gerar um efeito estimulante no corpo, que deve ser evitado. O recomendável é terminar suas séries, pelo menos, três horas antes de repousar. Não seja sedentário!
Limite as atividades na cama
Em primeiro lugar, a cama é para dormir. Não estude, faça tarefas ou qualquer outra coisa nesse ambiente. Se tiver televisão no quarto, também evite assistir quando já estiver deitado, pois essas atividades podem aumentar o seu estado de alerta e dificultar o sono.
Reduza o estresse
Na teoria parece fácil, mas sabemos como é difícil. Acima de tudo, o estresse é um dos maiores causadores de insônia, então, é necessário trabalhar nisso. Há centenas de métodos de relaxamento disponíveis até mesmo na internet, como técnicas de respiração, meditação, fitas de áudio, dentre outros. Busque por eles!
Acordo no mesmo horário todos os dias
Crie um hábito, tente não só acordar no mesmo horário, como também dormir. É bastante tentador levantar tarde aos sábados e domingos, principalmente se não conseguir combater a insônia durante a semana. Em contrapartida, é de suma importância treinar o corpo para dormir e acordar em um horário consistente.
Eliminar álcool e outros estimulantes
Você sabia que os efeitos da cafeína podem se estender por até 24 horas no organismo? Ela não só causa dificuldades para iniciar o sono, como também causa diversos despertadores frequentes. Além disso, o álcool geralmente provoca um efeito sedativo nas primeiras horas após seu consumo, entretanto, não garante um sono repousante. Alguns medicamentos também podem causar insônia, por isso é recomendável perguntar ao médico sobre o seu uso, para que não se torne algo prejudicial.
Não coma ou beba logo antes de ir para a cama
Quando adiamos o jantar ou fazemos ‘uma boquinha’ nos momentos que antecedem nosso repouso, o sistema digestivo é ativado e pode te manter acordado. Há indivíduos que sofrem de refluxo e azia, e se alimentar perto da hora de dormir pode agravar os sintomas. Além disso, ingerir muito líquido irá sobrecarregar a bexiga, exigindo que você interrompa seu sono para ir ao banheiro.
Torne o ambiente agradável
A última pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), apontou que 73 milhões de brasileiros precisam combater a insônia, pois são vítimas dessa condição. Fatores como ruídos, temperatura e iluminação influenciam na hora de manter o quarto propício para garantir um descanso contínuo. Se você tem um animal de estimação e ele dorme junto, é importante considerar que ele repouse em outro cômodo da casa, pois no meio da madrugada pode fazer barulhos que irão te acordar, mesmo que involuntariamente.
Se livre de todas as preocupações
Separe um período de tempo, talvez depois do jantar, para organizar todas as suas ideias e rever o dia que passou, não leve nenhuma preocupação para a cama! Faça uma lista do que precisa ser resolvido ao amanhecer, independente do que seja, esclareça antes de ir dormir.
Faça terapia
Já pensou buscar ajuda profissional? A mente de uma pessoa é repleta de informações, desejos, lembranças e sentimentos que, muitas vezes, ficam em oculto desencadeando muitos problemas, como a insônia. Explore seu próprio corpo, pratique o autoconhecimento e garanta uma vida mais plena e feliz.
Colocando essas dicas em prática, não há dúvidas que o sono vai voltar a fluir da maneira esperada. Compartilhe essa informação em suas redes sociais, com certeza há alguém que sofre de insônia precisando de um alívio. Continue no Mundo Curioso, há outras curiosidades incríveis esperando por você!