Hoje em dia, muito tem sido comentado sobre o que é sedentarismo. A maioria das pessoas consegue essa “classificação” em avaliações médicas. Outros tentam fugir a todo custo.
O fato é que o sedentarismo está tomando conta de nossa sociedade. Inclusive, estudiosos chegam a dizer que essa pode ser uma pandemia, por tão longo alcance.
Então, como você se classifica?
Vamos descobrir juntos sobre esse assunto!
Definição – O que é sedentarismo
A Organização Mundial da Saúde aponta que sedentarismo é a falta ou diminuição considerável de atividades físicas. Essas que são voltadas para a melhoria da capacidade do corpo.
Portanto, uma pessoa é considerada sedentária quando, na sua rotina, não está incluída nenhuma atividade física. Então, vale lembrar que se o seu trabalho envolve movimentos físicos, ainda assim é necessário separar um tempo especial para os exercícios.
Além disso, alguns profissionais também consideram pessoas com pouca execução de atividade física como sedentária. Sendo assim, para sair dessa situação é preciso mais continuidade e persistência.
Aliás, como sabemos, a sociedade atual é marcada pelo excesso de informação. Enquanto as mentes estão sob estímulo constante, o corpo permanece estático. Dessa forma, a maioria das pessoas não separa tempo para atividades físicas. Algumas não têm motivação para isso. Então, prevalece o sedentarismo.
Sendo assim, uma vida corrida dividida entre trabalho, estudos, família e tantas outras coisas, acaba deixando a atividade física em segundo plano.
Sair do sedentarismo significa movimentar o corpo. Não estamos querendo dizer que todos precisam focar sua vida inteira na atividade física.
Afinal, em uma sociedade que aplaude grandes esportistas. Então, você pode pensar que se não chegar naquele nível, não vale a pena se exercitar. Isso é um grande erro.
A vantagem na saúde se dá não pelo nível de esforço feito, mas pela constância, mesmo que de leve. Nesse caso, é mais benéfico se exercitar um pouco a cada dia, do que passar cinco horas na academia uma vez no mês.
Impactos negativos
As consequências na vida de um sedentário são inúmeras. E é necessário que você atente para isso, pois pode servir de motivação para sair desse quadro.
O sedentarismo está associado à crescente ocorrência de enfermidades. Entre elas destacamos:
- Obesidade.
- Diabetes.
- Aumento do colesterol ruim (LDL).
- Depósito de gordura nas artérias.
- Hipertensão arterial.
- Infarto do miocárdio.
Sendo assim, quando você se compromete a movimentar seu corpo, está se dando condições de vida longa. Vida com mais qualidade para desfrutar de uma velhice saudável.
Então, mais do que saber o que é sedentarismo, é tomar decisões acertadas para mudança desse quadro.
Como sair do sedentarismo?
Agora que você sabe o que é sedentarismo, vamos avançar em algo mais importante. Sendo assim, aqui vão algumas dicas práticas que são fundamentais para quem quer sair desse quadro:
Escolha uma atividade física que você gosta:
Isso é o principal. Afinal, ter prazer ao desempenhar um exercício faz toda diferença nos resultados. Sua saúde ficará muito comprometida se você se dedicar a uma atividade que logo queira que termine.
Planeje:
Planejamento faz toda diferença. Dessa forma, sua nova atividade física deve fazer parte do seu dia a dia. Reserve um tempo especial. Não negocie esse tempo, trocando por outras questões. Lembre-se que agora isso é prioridade pra você.
Tenha limites:
Respeite o limite do seu corpo, mas aprenda a desafiá-lo. Inicialmente, sua atividade será intensa, pois seu corpo não está acostumado. Quando você entender que aquilo não está mais exigindo tanto de você, aumente a carga ou intensidade.
Persista:
Persistência é melhor do que intensidade. Então, realize exercícios pontuais a cada semana. Regularidade vai ser mais benéfico a longo prazo para sua saúde.
Estímulo diário: 1% cada dia
Após ler todas essas informações, e saber o que é sedentarismo, você pode estar se sentindo motivado. Porém, pode estar se sentindo totalmente sem forças para começar uma mudança de vida.
Saiba que uma grande jornada sempre começa com um simples passo. Então, você pode se organizar para fazer mudanças simples cada dia. Se houver movimento físico cada dia, mesmo que seja pouco, logo seu corpo responderá. E ele te pedirá um pouco mais.
Então, se delicie com o processo e desfrute dos resultados!
Fontes: Medline Plus