10 super-heróis baseados em pessoas reais

super-heróis baseados em pessoas reais
Imagem: Unsplash

Super-heróis baseados em pessoas reais nos relembram de algo importante: pessoas comuns, sem “super poderes”, também fazem grande diferença no mundo. Hoje, graças ao cinema, os super-heróis estão mais famosos do que nunca. Indo muito além dos quadrinhos, eles preenchem as telinhas, seja em serviços de streaming ou nas salas de cinema.

A maioria dos super-heróis foram criados para quadrinhos no século XX, inspirados em diversas coisas, desde mitologia, ficção científica ou o próprio cinema. Alguns criadores, todavia, se basearam em pessoas reais para criar seus personagens.

Confira abaixo alguns super-heróis baseados em pessoas reais.

Super-heróis baseados em pessoas reais

10. Mulher-Maravilha

A Mulher-Maravilha foi criada pelo renomado psicólogo e pró-feminista William Moulton Marston. Seu objetivo era criar um modelo de inspiração de uma mulher forte e empoderada. Para isso, criou uma amazona guerreira de uma ilha onde homens não eram aceitos, que serviria também como símbolo patriótico para jovens meninas.

A vida pessoal de Marston foi controversa, e inconveniente para a época. Ele tinha uma relação poliamorosa com a esposa, Elizabeth Holloway, e a parceira do casal, Olive Byrne. Ambas as mulheres foram inspiração para o psicólogo.

Leia também: 20 adaptações de livros clássicos para HQ’s

9. Homem de Ferro

Um dos super-heróis baseados em pessoas reais é o Homem de Ferro, famoso hoje pelos filmes da Marvel Studios. Os criadores Stan Lee e Jack Kirby basearam a vida de Tony Stark (um “gênio, bilionário, playboy, filantropo”) na vida de um inventor.

Howard Hughes foi um gênio excêntrico que, além de outras coisas, serviu de inspiração para o Homem de Ferro. Hughes ajudou os militares dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e na guerra fria, tanto financeiramente com seus designs para aeronaves.

8. Capitã Marvel

Carol Danvers é uma das grandes heroínas da Marvel. Uma pilota militar e editora de revistas, Carol acidentalmente absorve os poderes do alienígena Mar-Vell, tornando-se a Capitã Marvel.

A carreira de Carol traz paralelos com a lendária Amelia Earhart, famosa aviadora que realizou grandes feitos e recordes para as mulheres, como voar sozinha sobre o oceano atlântico. Infelizmente, enquanto tentava ser a primeira mulher a viajar ao redor do mundo pelo equador, Earhart desapareceu misteriosamente em 1937.

7. John Constantine

John Constantine, um místico e anti-herói da DC Comics, é um personagem carismático e astuto, que se utiliza de seus conhecimentos mágicos para se dar bem e fugir de enrascadas. O personagem já recebeu um filme, uma série de televisão e aparições em outros trabalhos da DC.

Quando John Constantine apareceu em Monstro do Pântano #37, os artistas da revista Steve Bissette e John Tobleben contaram ao criador do personagem, Alan Moore, que queriam desenhar um personagem parecido com Sting, um músico famoso do qual ambos eram fãs. Buscando atender aos seus desejos, Moore criou o ocultista John Constantine.

6. O Coisa

Ben Grimm, o Coisa do Quarteto Fantástico, é outro personagem emblemático da Marvel, e um dos super-heróis baseados em pessoas reais. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem cresceu pobre numa rua de Nova York, tornando-se piloto na Segunda Guerra Mundial.

A radiação que deu os poderes ao grupo o transformou numa criatura enorme e feita de pedra: o Coisa. O criador, Jack Kirby, compartilha muito com o personagem: ele também cresceu pobre numa rua de Nova York, e serviu na Segunda Guerra Mundial. Sua personalidade também era parecida com a do herói, cuja religiosidade judaica, outra característica de Kirby, também foi exposta ao longo do tempo.

Leia mais: 9 filmes com sociopatas

5. Popeye

Criado por Elzie Crisler Segar em 1919, o marinheiro Popeye se tornou um personagem muito popular nos quadrinhos e depois em filmes e animações. Muitas pessoas da cidade natal do criador afirmaram que o personagem tinha sido baseado numa pessoa da comunidade.

Frank “Rocky” Fiegel era um bartender de Chester, Illinois. Apesar de não ser fã de espinafre ou um marinheiro, o resto das características de Popeye eram compartilhadas com ele: o queixo quadrado e o cachimbo, sua marca registrada, são alguns dos exemplos. Além disso, ele também era bom com os punhos, e não tinha medo de se envolver em brigas.

Apesar disso, tinha um lado mais calmo, sendo gentil e brincalhão com crianças.

4. Sideral

Sideral, ou Courtney Whitmore, é uma das heroínas da DC. Criada por Geoff Johns, Courtney é uma adolescente que descobre acerca do passado do seu padrasto, assumindo o manto do heroísmo para si e posteriormente unindo-se à Sociedade da Justiça.

Sideral teve uma inspiração da vida real muito próxima do seu criador. Geoff Johns baseou Courtney em sua falecida irmã, que tinha o mesmo nome dado à personagem. Courntey Johns foi uma passageira do voo TWA 800 em 1996, que culminou numa trágica explosão que matou 230 pessoas, inclusive ela.

3. Professor X

Charles Xavier, o fundador e líder dos X-Men, foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963. Xavier reuniu os mutantes no grupo dos X-Men para lutar pelos direitos da sua espécie. Na Marvel, os mutantes funcionam como uma metáfora para diferentes grupos da nossa sociedade que sofrem alguma discriminação, seja ela baseada em raça, religião, gênero, orientação sexual ou nacionalidade.

Enquanto Xavier busca uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes, Magneto, seu rival, acredita que os mutantes devem exigir equidade ou superioridade por quaisquer meios necessários. Ambos são super-heróis baseados em pessoas reais.

Quando o escritor Chris Claremont assumiu a série em 1975, ele inspirou-se em David Ben-Gurion para escrever Xavier. Ben-Gurion foi o primeiro-ministro de Israel de 1948 a 1954, quando buscou encorajar judeus a se mudar para Israel e ajudar a fundar a nação.

Magneto, enquanto isso, foi inspirado em Menachem Begin, líder de um grupo sionista militar, o Irgun, considerado como uma organização terrorista pelo exército britânico. Begin foi eleito primeiro-ministro em 1877, quando estabeleceu um acordo de paz entre Israel e Egito, vencendo o Prêmio Nobel da Paz. Isso espelha o desenvolvimento do personagem nos quadrinhos, quando ele deixa seu passado vilanesco para se juntar à causa dos X-Men.

2. Doutor Estranho

Doutor Estranho é o Mago Supremo do Universo Marvel. O personagem é um cirurgião que se torna um estudante das artes místicas, utilizando-se delas para proteger a Terra de diferentes ameaças.

Stan Lee, um dos seus criadores, contou que Doutor Estranho foi inspirado pelo show de rádio “Chandu, o Mágico”. A aparência do personagem, contudo, foi influenciada por um ícone do horror moderno

O ilustrador Steve Ditko modelou o visual de Doutor Estranho com base no ator Vincent Price, conhecido por seus papeis em filmes de terror.

Confira: 10 pessoas que tentaram reescrever a história

1. Lanterna Verde

Um dos grandes heróis da DC Comics, Hal Jordan é um dos personagens que assume a alcunha de Lanterna Verde. Como ocorre com outros personagens, Hal Jordan e seu inimigo principal, Sinestro, tiveram a aparência baseada em pessoas reais. Jordan foi inspirado pela estrela de cinema, Paul Newman, enquanto Sinestro teve o visual emprestado do ator britânico David Niven.

Fonte: Listverse

Compartilhar