As tecnologias futuristas que podem mudar o mundo já estão presentes no mundo atual. Seu potencial em diversos campos é imenso, remetendo aos filmes de ficção científica, e elas prometem transformar a forma como a humanidade vê e se relaciona com o mundo digital e real.
Conheça algumas delas abaixo.
Tecnologias futuristas que podem mudar o mundo
10. Impressão 3D de órgãos
A impressão 3D revolucionou a indústria, permitindo a criação simplificada de designs complexos e intrincados. Seu potencial, contudo, vai muito além da criação de produtos. Os cientistas agora estão usando a impressão 3D para criar tecidos vivos, inclusive órgãos.
O processo da impressão 3D de órgãos, conhecida como bioimpressão, envolve o uso de uma “tinta biológica” feita de células vivas e uma matriz de hidrogel. A impressora cria uma armação usando a matriz de hidrogel e então adiciona as células vivas num padrão específico para criar o órgão desejado.
Com o avanço dessa técnica, futuramente será possível criar órgãos para pessoas na fila de espera, o que poderia salvar muitas vidas humanas.
9. Computação quântica
A computação quântica é uma das tecnologias futuristas que podem mudar o mundo, sendo um novo tipo de tecnologia computacional que usa o poder da mecânica quântica para fazer cálculos numa velocidade absurda.
Diferentemente dos computadores clássicos, que usam bits para representar a informação como um 0 ou 1, os computadores quânticos usam bits quânticos ou qubits, que podem simultaneamente existir como um 0 ou 1. Isso permite uma computação muito mais rápida e eficiente.
A computação quântica tem o potencial de revolucionar campos como a descoberta de remédios e a ciência de materiais. Com a habilidade de simular moléculas e materiais complexos, os pesquisadores podem descobrir novos remédios e materiais mais rapidamente do que o fazem hoje.
Leia mais: 8 histórias controversas com o ChatGPT
8. Turismo espacial
O turismo espacial, hoje, é acessível somente aos mais ricos. Contudo, estamos cada vez mais perto de ver tal atividade se popularizando e sendo mais acessível. O turismo espacial permite que os indivíduos vão até o espaço para exploração ou passeio.
A SpaceX é uma das principais empresas envolvidas na indústria, e já enviou cidadãos privados ao espaço na espaçonave Crew Dragon. A primeira missão completamente civil, conhecida como Inspiration4, foi lançada em 2021.
O turismo espacial pode aumentar o interesse coletivo pela área, e futuramente poderia até mesmo permitir a colonização de outros planetas e luas.
7. Carros autônomos
Os carros autônomos estão dentre as tecnologias futuristas que podem mudar o mundo já presentes hoje. Eles conseguem operar sem a necessidade de alguém no volante, usando sensores, câmeras e outras tecnologias que detectam obstáculos e navegam pela estrada.
Um dos principais benefícios dos carros autônomos é o seu potencial de reduzir o número de acidentes causados por erro humano. Com componentes de segurança e a capacidade de se comunicar com outros veículos na estrada, carros autônomos poderiam aumentar de forma significante a segurança no trânsito.
6. Realidade aumentada
A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que leva as 5. informações digitais e seus gráficos para o mundo real. Isso pode ser feito com um smartphone, tablet ou outro dispositivo que tenha um aplicativo de RA instalado.
Uma das aplicações mais comuns da RA é a utilizada na indústria de jogos, onde é usada para criar experiências imersivas que possam mesclar o mundo real e digital.
A RA também tem muitas aplicações na educação, saúde e vendas, podendo ser usada para criar experiências interativas de ensino, simulação de cirurgias ou testes virtuais de vestimentas e maquiagem.
5. Inteligência artificial na saúde
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite às máquinas desempenharem atividades que normalmente precisam de inteligência humana, como resolução de problemas e tomada de decisões. É uma das tecnologias futuristas que podem mudar o mundo, sendo capaz de transformar diversas áreas, como a de saúde.
Nesse campo, a IA pode ser usada para a criação de imagens médicas, tratamentos personalizados, diagnósticos inteligentes e até mesmo prevenção contra o desenvolvimento de problemas de saúde.
Leia também: Como funciona a inteligência artificial
4. Fusão nuclear como fonte de energia
A fusão nuclear é uma tecnologia com o potencial para fornecer energia limpa e virtualmente ilimitada à humanidade. Diferentemente da energia nuclear tradicional, que depende da fissão de átomos pesados para liberar energia, a fusão nuclear envolve a fusão de átomos leves, como o hidrogênio, para produzir energia.
Um dos principais benefícios da fusão nuclear é o seu potencial para fornecer uma fonte virtualmente ilimitada de energia. O outro é o baixo impacto ambiental, uma vez que não produz poluentes.
A energia por fusão nuclear ainda está em sua fase inicial, mas pode se tornar uma das tecnologias futuristas que podem mudar o mundo em breve.
3. Cidades inteligentes
Cidades inteligentes são áreas urbanas que usam tecnologia avançada e análise de dados para aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos. O objetivo das cidades inteligentes é tornar as áreas urbanas mais eficientes e sustentáveis com o uso da tecnologia.
Um dos sistemas usados numa cidade inteligente volta-se para o gerenciamento do trânsito, otimizando seu fluxo e reduzindo o congestionamento. Além disso, há também o sistema que gerenciam o consumo de energia, reduzindo o desperdício e baixando os custos.
O potencial das cidades inteligentes é significativo, e pode se desenvolver no futuro breve.
2. Interface cérebro-computador
As interfaces cérebro-computador (ICC) são um tipo de tecnologia que permite a comunicação direta entre o cérebro e um computador ou outro dispositivo. As ICCs usam sensores que detectam atividade cerebral e as traduzem em comandos que podem ser usados para controlar dispositivos externos.
Uma das suas aplicações é no campo médico. As ICCs podem ser usadas para restaurar a comunicação e o movimento de indivíduos com paralisia ou outras desordens neurológicas.
Essa tecnologia também poderia ser utilizada em jogos, por exemplo, permitindo que os jogadores controlassem personagens através do pensamento. Resta ver como ela se desenvolverá.
Confira: Como a inteligência artificial vai mudar o mundo
1. Nanotecnologia
A nanotecnologia é um campo de ponta da ciência e tecnologia que envolve a manipulação de matéria numa escala incrivelmente pequena. Essa tecnologia lida com os materiais e estruturas que possuem entre 1 e 100 nanômetros de tamanho, o que é milhares de vezes menor que a largura de um fio de cabelo humano.
A nanotecnologia tem potencial para diversos campos. Na área médica, poderia ser usada num tratamento específico de células ou tecidos. Na energia, poderia criar células solares mais eficientes, e na área computacional ela poderia criar chips mais potentes, levando à criação de computadores mais avançados e velozes.
Fonte: Listverse