10 tribos com habilidades incríveis

tribos com habilidades incríveis
Imagem: Pixabay

Há diversas tribos com habilidades incríveis no mundo, cujos corpos se adaptaram ao longo do tempo para determinadas condições geográficas e climáticas. Algumas dessas tribos sequer tem noção dessas capacidades, percebendo-as somente ao entrar em contato com pessoas “comuns” de fora.

Essas habilidades vêm de diferentes fatores, como dieta, estilo de vida e adaptação biológica.

Confira abaixo algumas delas.

Tribos com habilidades incríveis

1. Membros do povo fore da Papua-Nova Guiné são imunes à doença kuru

Uma das tribos com habilidades incríveis contra doenças são o povo fore da Papua-Nova Guiné.

Kuru é o nome de uma doença cerebral que surgiu entre os membros do povo fore no século XX. Originou-se quando os membros da tribo comeram o cérebro dos mortos como parte dos seus ritos fúnebres.

Alguns dos cérebros estavam infectados com a doença de príon, o que causou o kuru. A maioria das mortes ocorreu nos anos 1950, fazendo com que os fore abandonassem a tradição. Hoje, os membros da tribo são imunes ao kuru, e não pegam a doença mesmo se alimentarem-se do cérebro infectado de uma pessoa morta. Eles também são imunes à doenças similares, como a doença da vaca louca.

Essa imunidade deve-se à mutação presente nos corpos de sobreviventes do kuru no passado.

Leia mais: 9 fatos sobre os neandertais

2. Os calenjins do Quênia são os melhores corredores do mundo

Para entusiastas de esportes, é de conhecimento geral que o Quênia tem algumas das melhores corridas de maratona em todo o mundo. O que poucos sabem quu a maioria desses corredores são da mesma tribo: os calenjins, os melhores corredores do mundo.

Muitos pesquisadores e cientistas tentaram compreender de onde vem tal habilidade, mas não há uma resposta conclusiva. Contudo, especula-se que tenha algo a ver com a genética: os calenjins têm tornozelos pequenos e uma estatura magra, o que é perfeito para corridas.

3. Os hmong da China conseguem se comunicar por assobios

tribos com habilidades incríveis
Imagem: BBC

Os hmong da China conseguem se comunicar por assobios onde quer que estejam: enquanto conversam nas fazendas, caçando nas florestas, ou para enviar mensagens carinhosas à noite.

Todos entendem o que está sendo dito, mas não é possível saber quem está assobiando – e alguns até acrescentam assobios à conversa, apenas para confundir o casal.

Algumas tribos amazônicas também usam o assobio enquanto caçam, pois é um método mais eficaz de comunicação, pois não assusta as presas. Os inuítes do Estreito de Beiring também usam o assobio quando caçam baleias.

4. Os bajaus da Indonésia conseguem prender a respiração por um tempo incrivelmente longo

Os povos bajaus da Indonésia são chamados de nômades do mar devido à sua habilidade de ficarem submersos por vários minutos sem uso de qualquer equipamento. Os mergulhadores mais experientes conseguem passar treze minutos abaixo d’água antes de emergirem à superfície.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que os bajaus conseguem fazer isso porque seus corpos se adaptaram ao mergulho, com o baço crescendo 50%. Um baço mais largo fica comprimido quando submerso, liberando sangue rico em oxigênio no corpo. Isso reduz o uso do oxigênio, aumentando o tempo de permanência abaixo d´água. Os bajaus possuem um gene que aumenta a secreção do hormônio tireoidiano T4, que aumenta o tamanho do baço.

5. Os Moken da Tailândia conseguem enxergar embaixo d’água

Assim com os bajaus, os moken da Tailândia vivem na costa do país, e também são chamados de nômades do mar. Diferentemente de outras crianças, contudo, as dessa tribo possuem uma excelente visão abaixo d’água.

Em 1999, a pesquisadora Anna Gislen, da Universidade de Lund, viajou até a Tailândia para estudar os moken. Ela percebeu que a visão das crianças quando submersas era duas vezes melhor que a das crianças europeias. Os adultos moken, contudo, não compartilhavam da habilidade.

A pesquisadora descobriu, ao treinar crianças europeias, que crianças em geral conseguiam treinar suas pupilas e lentes dos olhos para enxergar embaixo d’água, fossem de origem europeia ou tailandesa. Adultos, contudo, têm lentes rígidas, que não se adaptam quando submersas.

Leia também: 7 curiosidades sobre os romanos

6. Os sherpas são montanhistas habilidosos

tribos com habilidades incríveis
Imagem: npr.org

Uma das tribos com habilidades incríveis são os sherpas, conhecidos por sua presença no monte Everest, onde sempre são guias dos que se aventuram pela montanha. As pesquisas revelaram que os sherpas são excelentes montanhistas porque seus corpos conseguem armazenar oxigênio melhor do que outras pessoas.

Isso é compreensível quando consideramos que os sherpas vivem nos Himalaias há mais de 6 mil anos, tempo o suficiente para que seus corpos se adaptassem à temperaturas muito frias, assim como baixos níveis de oxigênio.

7. Equatorianos com síndrome de Laron são imunes à câncer e diabetes

A síndrome de Laron é uma condição que causa mutação no hormônio receptor do crescimento, causando o nanismo. É comum nos membros de uma tribo numa vila remota do Equador. Foi o médico Jaime Guevara-Aguirre, que trabalhava com a tribo, quem percebeu que os membros com a síndrome eram quase imunes à diabetes e câncer.

Os membros sem a síndrome, por outra vez, eram altamente suscetíveis a tais doenças.

8. O povo tsimane da Bolívia é quase imune à doenças cardíacas

O povo tsimane da Bolívia possui um dos menores riscos de doenças cardíacas em todo o mundo. Entre 2004 e 2015, pesquisadores testaram centenas de membros da tribo, descobrindo que 90% tinha artérias claras, algo diretamente ligado à baixa possibilidade de contrair doenças cardíacas.

9. Alguns aborígenes australianos possuem uma visão incrível

tribos com habilidades incríveis
Imagem: australia-tours.com.ua

Alguns aborígenes australianos possuem a visão quatro vezes melhor que a de uma pessoa comum. Assim, eles conseguem enxergar coisas quatro vezes menores. Eles inclusive auxiliam o exército australiano, pois conseguem perceber inimigos a longas distâncias, assim como embarcações ilegais nas águas do país.

10. Os okinawa do Japão vivem mais tempo que todo mundo

Concluindo a lista das tribos com habilidades incríveis temos os okinawa do Japão, que têm a probabilidade mais alta de viver até 100 anos do que qualquer outra tribo na Terra. Eles possuem a maior concentração de centenários no planeta. Acredita-se que isso se deva à sua dieta saudável, feita de grãos, soja, tofu, vegetáis, peixe, lula, povo e batata doce.

Confira: O período Sengoku do Japão

Fonte: Listverse

Compartilhar