9 fatos sobre os neandertais

fatos sobre os neandertais
Imagem: Wikimedia Commons

Os fatos sobre os neandertais ilustram algo fascinante sobre o passado ancestral da humanidade: outras espécies humanas existiram no passado, e elas interagiam entre si, além de compartilharem um mesmo espaço. Já pensou-se que os neandertais eram inferiores, mas hoje sabemos que eles eram tão inteligentes quanto os humanos.

Confira abaixo alguns fatos sobre essa espécie humana antiga.

Fatos sobre os neandertais

Eles andavam eretos

fatos sobre os neandertais
Imagem: The Natural History Museum, Londres

Frequentemente se retrata os neandertais como criaturas desleixadas e corcundas, como se fossem apenas outra espécie de grandes primatas. Essa imagem está incorreta: os neandertais andavam eretos, e talvez tivessem uma postura melhor que a nossa. O mito acerca do neandertal corcunda teve início com Marcellin Boule, que acreditava que os neandertais eram o link que faltava entre os humanos e os grandes primatas.

As pesquisas concluíram que os neandertais andavam eretos após criarem um modelo computacional de um esqueleto da espécie. Os pesquisadores observaram que o pescoço e a espinha inferior eram curvadas, ambas indicando uma postura ereta. Os neandertais teriam sido corcundas se seus pescoços e espinhas fossem retos, como se pensava antes.

Leia também: O que são primatas: definição, características e tipos

Pessoas não africanas possuem genes neandertais

Os primeiros Homo sapiens migraram para fora da África há 70 mil anos. Nessa época, o Homo sapiens compartilhava a Terra com outras duas espécies humanas: os neandertais e os denisovanos. O Homo sapiens foi para a Eurásia, onde se encontrou e reproduziu com os neandertais.

Hoje, os descendentes desses Homo sapiens (asiáticos e europeus) possuem alguns genes neandertais. Os cientistas descobriram que o DNA de um asiático ou europeu médio é 2% neandertal. Africanos subsaarianos quase não possuem DNA neandertal, pois seus ancestrais nunca deixaram a África, e não reproduziram com neandertais.

O Homo sapiens se reproduziu com os neandertais e denisovanos porque todos eram aparentados, descendendo do Homo heidelbergensis.

O Homo sapiens teria caçado e comido neandertais

Um dos fatos sobre os neandertais que pode surpreender os coloca como presas de nossa espécie ancestral, o Homo sapiens. Segundo os antropólogos Policarp Hortola e Bienvenido Martinez-Navarro, os Homo sapiens gostavam da carne de neandertal. Os antropólogos especulam ainda que os humanos se alimentaram de neandertais à medida que migraram da África para a Europa.

O pesquisador Fernando Rozzi do Centre National de la Recherche Scientifique em Paris concorda com a proposta. Ele chegou à conclusão após analisar o maxilar de um neandertal. Rozzi e sua equipe descobriram que as marcas de corte no maxilar tinham sido feitas por humanos.

Se for verdade, isso sustentaria a hipótese de que os humanos caçaram os neandertais até que fossem extintos. Alguns pesquisadores acreditam nisso porque os neandertais foram extintos em torno do mesmo período que os humanos primitivos chegaram à Europa.

Eles pintavam

fatos sobre os neandertais
Imagem: P. Saura

Um dos fatos sobre os neandertais é que eles eram artistas. Na verdade, a pintura mais antiga do mundo pertence a eles. Há cerca de 65 mil anos atrás, um neandertal usou uma pigmentação vermelha para pintar algo que parece uma escada nas paredes de uma caverna que hoje se encontra na Espanha.

Os pesquisadores encontraram duas outras pinturas em outras cavernas espanholas. Todas as três foram trabalho de neandertais, pois o Homo sapiens ainda não tinha chegado à Europa na época.

O incesto era comum

O incesto entre neandertais era algo muito comum. Em 2014, pesquisadores descobriram o osso do dedo do pé de um neandertal de 120 mil anos nos Montes Altai da Sibéria. As análises do genoma revelaram que o neandertal tinha pais que tinham parentesco (poderiam ser irmãos, primos de primeiro grau ou ainda um tio e uma sobrinha).

A hipótese do incesto ganhou mais base com um fóssil de 50 mil anos desenterrado em Vindija, na Croácia, e 13 outros na Espanha. Todos demonstravam que os indivíduos descendiam de pais que compartilhavam parentesco próximo.

Confira: O que há dentro da Fossa das Marianas?

Eles eram canibais

fatos sobre os neandertais
Imagem: Eunostos

Após saber acerca dos humanos que os caçavam, talvez não surpreenda que um dos fatos sobre os neandertais seja o canibalismo. Ainda é incerto se os humanos de fato se alimentavam de neandertais, mas o canibalismo, por sua vez, é uma informação já aceita na comunidade científica.

Os neandertais eram canibais. A conclusão foi feita depois que os cientistas analisaram os ossos de 5 neandertais de 40 mil anos. Os ossos foram quebrados da mesma forma que os neandertais quebravam os ossos dos animais que caçavam.

Não se sabe exatamente o motivo por trás do canibalismo, pois tanto os neandertais como o Homo sapiens não eram nutritivos, sendo preferível se alimentar de animais maiores. Talvez ele tivesse ocorrido em busca da medula, por motivos culturais ou ainda vingança territorialista contra invasores.

Eles eram caçados por outros animais

Os neandertais possivelmente passavam boa parte da vida fugindo de outras criaturas. Além de terem os neandertais e talvez humanos como ameaça, eles também eram caçados por animais.

Os pesquisadores descobriram isso após analisar alguns fósseis de neandertais, descobrindo que eles continham marcas de mordida que consistiam com a de grandes carnívoros. O fóssil de uma criança neandertal revelou que ela possivelmente teria sido caçada por um felino.

Como os neandertais e essas criaturas competiam pelos mesmos recursos, além de compartilharem o mesmo espaço, é compreensível que isso tenha ocorrido.

Eles enterravam os mortos

Em 1908, dois arqueólogos desenterraram os restos de 50 mil anos de um neandertal numa caverna em La Chapelle-aux-Saints, na França. Os antropólogos insistiram que o neandertal tinha sido enterrado intencionalmente ali, ainda que ninguém tenha acreditado neles na época.

Em 2012, uma equipe liderada por William Rendu, da Universidade de Nova York, confirmou que o neandertal de fato fora enterrado. Desde então, descobrimos mais de 20 locais espalhados pela Europa contendo os restos de neandertais que foram enterrados.

Leia mais: 7 curiosidades sobre o cérebro – Revista Digital

Não sabemos como eles foram extintos

Concluímos a lista de fatos sobre os neandertais com algo que ainda não sabemos: o motivo por trás da sua extinção. É possível que o incesto, responsável pela má formação do corpo a longo prazo, assim como a caça pelo Homo sapiens, tenham sido razões possíveis. Outros pesquisadores, contudo, especulam que os neandertais foram extintos após os humanos primitivos os infectarem com doenças fatais após migrarem para a Europa.

Outros pesquisadores ainda acreditam que os neandertais não conseguiam acompanhar a velocidade de reprodução dos humanos.

Uma teoria mais recente envolve duas eras do gelo. Uma há 44 mil anos, que durou por mil anos. A outra ocorreu há 40.800 anos, durando 600 anos. As temperaturas na Europa foram a abaixo de zero em ambas.

As plantas morreram, matando de fome os animais que os neandertais caçavam. Como dependiam da caça, os neandertais não tardaram a morrer. Os primeiros Homo sapiens sobreviveram às eras glaciais porque já estavam adaptados a comer plantas e todos os tipos de carne e peixe.

Alguns pesquisadores acreditam que um pequeno número de neandertais sobreviveu à primeira era do gelo, e que os restantes passaram a viver com os humanos quando a segunda era do gelo começou, misturando-se a eles inclusive em termos genéticos.

Fonte: Listverse

Compartilhar