10 filmes que retratam transtornos mentais

filmes que retratam transtornos mentais
Imagem: Unsplash

Há filmes que retratam transtornos mentais de forma correta, e outros nem tanto. A saúde mental é um assunto cada vez mais em voga na sociedade, e isso é levado para os cinemas. Todavia, se os filmes não os retratarem da maneira correta, esses transtornos apenas sofrerão um estigma maior, o que não contribui em nada, especialmente para as pessoas que lidam com esses problemas.

Há um número cada vez maior de filmes acerca do tema, e listamos aqui alguns deles abaixo.

Filmes que retratam transtornos mentais

10. Querido Menino (2018)

Baseado em fatos reais, Querido Menino é sobre um jovem rapaz chamado Nic, que está lidando com seu vício em drogas, e seu pai, David, que tenta fazer o que pod para ajudá-lo.

Diferentemente de outros filmes sobre vício, Querido Menino explora as frustrações e a resistência em buscar ajuda. Demonstra uma realidade crua e fria, que é o fundo do poço para muitas pessoas que lidam com o vício em drogas. Nesse filme o foco é em como a vida dos familiares do indivíduo é afetada e pode se sentir incapaz de ajudar, especialmente um pai com um filho que não quer melhorar.

O filme demonstra os diferentes aspectos do vício em drogas, e exibe as mudanças de Nic em quesitos físicos, mudanças de humor, seu raciocínio e a manutenção de seus relacionamentos, todos afetados pelo vício.

9. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Um dos belos filmes que retratam transtornos mentais de uma forma única é As Vantagens de Ser Invisível, com Logan Lerman atuando como Charlie, um aluno do ensino médio amigo de dois alunos mais velhos, Sam e Patrick, respectivamente interpretados por Emma Watson e Ezra Miller.

Logo no início, Charlie revela que sua tia Helena morreu num acidente de carro quando ele tinha sete anos. Ao longo do filme, Charlie tem uma série de flashbacks que lentamente revelam a verdade sobre sua tia Helena, que na verdade lhe causou um trauma quase irreparável.

Isso o coloca numa montanha-russa emocional onde ele se isola por completo. Charlie chega a passar dois meses num hospital psiquiátrico, onde tenta lidar com seu trauma e com quem ele é como pessoa.

8. O Lado Bom da Vida (2012)

Há poucos filmes que retratam transtornos mentais como a bipolaridade de forma correta. Os estereótipos associados envolvem violência, imprevisibilidade e pensamentos pessimistas, e ainda que esses sintomas possam ser verdadeiros para algumas pessoas, eles não podem se atribuir a todos que lidam com a bipolaridade.

Contudo, Pat, interpretado por Bradley Cooper, de fato tende a adotar alguns desses sintomas no filme. Após ser liberado de um hospital psiquiátrico após um ataque violento contra o amante da sua mulher, ele conhece Tifanny, interpretada por Jennifer Lawrence, uma recém viúva que também sofre de bipolaridade.

Ainda que ambos sofram do mesmo transtorno, eles lidam com a experiência de forma diferente, e isso torna o filme rico, pois exibe diferentes manifestações da bipolaridade, incluindo os episódios da mania e depressão.

7. Divertidamente (2015)

Um dos mais adoráveis filmes que retratam transtornos mentais é Divertidamente. Esse filme animado mostra Riley, uma criança que está passando por muitas mudanças em sua vida, inclusive atravessar o país numa mudança familiar e ir para uma nova escola. Ainda que Riley seja a personagem principal, as verdadeiras estrelas da animação são as emoções em sua mente: Tristeza, Medo, Nojo, Alegria e Raiva.

6. Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010)

Baseado no romance jovem adulto, Se Enlouquecer, Não se Apaixone é sobre um jovem do ensino médio chamado Craig, que vai para um hospital psiquiátrico devido às suas tendências suicidas.

Ele acredita que sua recuperação será rápida e que logo vai voltar para trás, até descobrir que é legalmente obrigado a permanecer uma semana inteira lá – ou até receber alta da equipe médica.

Craig conhece diferentes pessoas no hospital, e tópicos como suicídio e automutilação são abordados e incorporados de forma cuidadosa no longa, que exibe a realidade de se recuperar de um transtorno mental, mas incorporando o humor que serve para desestigmatizar a ideia de que todas as pessoas com transtornos são completamente miseráveis.

5. Cisne Negro (2010)

Cisne Negro é um drama sombrio que explora a automutilação, transtornos alimentares e ataques psicóticos. Ele mostra a história de uma bailarina chamada Nina, interpretada por Natalie Portman, que recebe o papel principal no balé do Lago dos Cisnes.

Na produção, ela deve capturar tanto a beleza do cisne branco como as trevas do cisne negro. Personificar esses personagens a colocam numa espiral psicótica que começa a prejudicá-la, fazendo-a perder a noção entre o que é realidade e o que não é. Ao longo do filme, Nina lida com diversos transtornos, como ansiedade, delírios e problemas alimentares.

4. Garota, Interrompida (1999)

Garota, Interrompida é um dos filmes que retratam transtornos mentais mais famosos, focando o transtorno da personalidade borderline. Esse transtorno impacta a forma que a pessoa vê a si e aos outros, causando problemas no seu cotidiano.

No filme, Susanna Kaysen, interpretada por Winona Ryder, está sendo tratada numa enfermaria psiquiátrica. Uma das pacientes que ela conhece é Lisa, interpretada por Angelina Jolie, diagnosticada como sociopata, pois seus sintomas envolvem manipulação e mentiras.

O filme enfatiza a severidade de alguns transtornos de personalidade, e como eles podem impactar a vida dos indivíduos de forma negativa.

3. O Mínimo Para Viver (2017)

O Mínimo Para Viver é sobre uma jovem de 20 anos chamada Ellen, interpretada por Lily Collins, que sofre de uma severa anorexia nervosa. Ela já passou por diversos tratamentos, e sempre tem recaídas após receber alta. Como último recurso, ela vai para um centro de recuperação domiciliar em grupo com outros seis pacientes.

No início, Ellen é muito resistente ao tratamento, algo comum em pessoas que sofrem de transtornos alimentares. Além de retratar bem a anorexia, o filme também exibe outros tipos de transtornos alimentares, como bulimia e transtorno de compulsão alimentar.

2. Pequena Miss Sunshine (2006)

A história de Pequena Miss Sunshine exibe uma família viajando pelo país numa van, na busca de levar sua filha a concursos de beleza. Apesar do filme ser leve e divertido, ele tem uma camada de seriedade, pois retrata um grande transtorno depressivo.

Um dos personagens principais é o tio Frank, interpretado por Steve Carell. No filme, Frank está desempregado e precisa lidar com os problemas do seu relacionamento, levando-o a uma tentativa de suicídio. Apesar de lidar com tais problemas, Steve tem muita compaixão e sensibilidade com a família ao longo do filme. O longa mostra como as pessoas com depressão nem sempre aparentam estar em sofrimento, e que muitas vezes escondem toda a sua dor.

1. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Pode surpreender que um dos filmes que retratam transtornos mentais seja um do Batman. Nele, Heath Ledger preparou-se para o papel do Coringa isolando-se no quarto de um hotel por seis meses antes das filmagens. No filme, o Coringa é retratado como alguém visivelmente perturbado e com comportamentos psicóticos.

Em várias cenas do filme o personagem exibe atos violentos e insensíveis, sintomas de uma psicopatia. O filme do próprio Coringa de 2019 também retrata a saúde mental, dessa vez com Joaquin Phoenix interpretando o personagem principal e seus sintomas de perseguição, delírios e esquizofrenia paranoide.

Leia também:

Fonte: Listverse

MARCADO:
Compartilhar