Entender o que são ondas de calor é indispensável para compreender mais profundamente quais são as causas e consequências desse evento climático extremo, cada vez mais comum no planeta.
Por isso, a Revista Digital preparou um conteúdo completo para você. Acompanhe!
Confira agora: Veja os 6 principais problemas ambientais no Brasil
O que são ondas de calor?
Um ponto muito importante a considerar é que ainda não há uma definição internacional sobre o que são ondas de calor.
De toda forma, o termo pode ser compreendido como um período prolongado com o tempo extremamente quente, úmido ou seco.
Essa onda pode ocorrer tanto de dia quanto de noite, e se caracteriza também por possuir início e término abruptos, durando ao menos 2 ou 3 dias.
Esse evento climático extremo ocasiona altas temperaturas, dentro de um determinado período, em uma localização geográfica específica.
Vale lembrar que tudo depende diretamente do que é considerada uma temperatura normal para cada zona.
Isso porque uma mesma temperatura, a depender do clima e da região levada como base, pode ou não ser mais alta que o normal.
A duração das ondas de calor
Com essa falta de conceituação precisa, o tempo de duração das ondas de calor também não é muito bem definido.
De toda forma, como mencionado, o entendimento geral leva em consideração um período de no mínimo 2 ou 3 dias com essa temperatura anormalmente elevada. Em Portugal, por exemplo, esse tempo é de ao menos 6 dias.
Após instaurado, a onda de calor pode durar por semanas, causando graves consequências para a população local, como a morte de pessoas.
Quais são as causas das ondas de calor?
Dentro dessa compreensão de o que são ondas de calor, não existe uma causa específica para sua formação. Ou seja, tudo vai variar de região para região também.
De acordo com a NOAA, porém, que é a Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, ela está ligada ao ar aprisionado.
Isso significa que, ao invés do ar fazer sua circulação natural ao redor do globo, algum sistema de alta pressão o faz ficar parado.
Consequentemente, ele é aquecido e forçado para baixo, e acaba impedindo que o ar que já está perto do solo suba. Veja outras causas:
Mudanças climáticas
Sem dúvidas, as mudanças climáticas, provocadas pelo aumento da emissão de gases do efeito estufa são uma das grandes causadoras das ondas de calor.
Aliás, são justamente essas alterações, com o aumento da temperatura do planeta, que é apontado como o grande fator para a intensificação da frequência dessas ondas no planeta.
Variações naturais
As variações naturais podem ocasionalmente provocar ondas de calor, como quando o ar seco invade alguma região; a ausência de nuvens, que provoca uma maior radiação solar; ou a falta de ventos.
Urbanização
As ilhas de calor urbanas, geradas pelos processos de urbanização, como asfaltos, prédios, etc. fazem as temperaturas subir nessa área, causando esse efeito dominó.
Desmatamento
E obviamente, processos como o desmatamento e desertificação do solo também são potenciais causadores das ondas de calor, uma vez que interferem diretamente nos padrões climáticos do local.
Saiba mais: Florestas artificiais: o que são, funções e exemplos
Principais consequências das ondas de calor
Além de entender o que são ondas de calor e suas causas, é fundamental compreender ainda quais as consequências desse fenômeno. E, infelizmente, são bem graves.
Aumento das mortes
Sem dúvidas, uma das consequências mais graves e preocupantes quando uma onda de calor atinge uma região, é o aumento no número de mortes.
Isso acontece porque as altas temperaturas agravam doenças pré-existentes, como é o caso das doenças cardiovasculares e respiratórias.
Grupos de risco também são altamente atingidos pelos efeitos danosos desse calor intenso, como idosos, crianças e pessoas com doenças mencionadas acima.
E o pior de tudo é que as ondas de calor são encaradas de uma forma menos alarmante pela população que outros eventos climáticos extremos, como enchentes, tornados, etc. aumentando esses números.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelam que somente entre os anos de 1998 e 2017, algo em torno de 165 mil pessoas morreram no mundo, devido a essas ondas.
Danos econômicos
Ao entender o que são ondas de calor, não é difícil perceber que elas são capazes de causar graves danos à economia local.
Isso se deve a diversos fatores, como a redução da capacidade de trabalho, prejuízos na agricultura, colapso energético, etc.
Danos a natureza
Assim como as pessoas, os animais e plantas também sentem os efeitos negativos das altas temperaturas, chegando ao extremo de morrer pelo calor excessivo.
Incêndios florestais e o derretimento das calotas polares – quando ocorrem nessas áreas – também entram na lista de consequências do evento.
Casos marcantes de ondas de calor no mundo
Há diversos casos recentes de ondas de calor no mundo, como na América do Norte em 2021, Argentina em 2023, África e Ásia em 2019, etc. No entanto, alguns marcaram realmente a história.
Europa 2003
A onda de calor que atingiu a Europa em 2003 é considerada como uma das mais graves e letais de toda a história moderna, durando por três semanas.
Para se ter uma ideia, a temperatura chegou a atingir 50º C, causando graves consequências na região, principalmente na França.
Ao todo, cerca de 35 mil pessoas faleceram no período, principalmente idosos e outros grupos de risco, além de ocorrerem inúmeros incêndios florestais.
Rússia 2010
Outro evento marcante foi na Rússia em 2010, quando uma onda de calor assolou o país, deixando mais de 60 mil pessoas mortas, e sérios danos à economia.
O que são ondas de calor: considerações finais
Como foi possível observar, entender o que são ondas de calor é fundamental, uma vez que ainda restam muitas questões e falta de compreensão por parte da população sobre esse evento preocupante.
Com esse artigo, esperamos que você tenha conseguido perceber mais profundamente suas causas e consequências.
Veja também: O que é iceberg: definição, características, importância e como se forma
Fontes: Ecologia Verde – Britannica