4 provas de que o álcool é prejudicial à saúde

Homem evitando bebida alcoólica.

A cultura do álcool se tornou algo recorrente nos tempos atuais. Existem inúmeros eventos que recebem um enorme investimento para que o consumo alcóolico seja como uma das atrações de determinados locais. Festivais de música com bebidas liberadas a noite toda, desfiles, confraternizações, e em mais diversos casos, a bebida alcoólica sempre aparece como um fator circunstancial em forma de entretenimento.

Muito embora a maioria das pessoas consuma bebida alcoólica pelo prazer momentâneo, para socializar ou até mesmo ficar menos introvertido, fato é que o consumo exacerbado desse tipo de substância, pode trazer resultados indesejados e até mesmo perigosos para a saúde do ser humano, principalmente se o ingestão de água não for feita em doses suficientes pra manter o organismo saudável e hidratado.

Dentre alguns dos principais problemas que serão citados, ainda temos a famosa ressaca do dia seguinte, que ocorre na maioria dos casos. Isso porque, em determinadas situações, quando em confraternizações as pessoas bebem pouca água e acabam optando somente por priorizar a bebida alcoólica, o organismo fica debilitado e leva um tempo maior, no dia seguinte, para que a retomada do funcionamento seja normalizada, causando cansaço, dores de cabeça, enjoos e outras formas de desconforto num dia pós-bebedeira.

O álcool está presente em muitos momentos da nossa vida.
Grupo de amigos celebrando, e o álcool está na mesa – Pixabay.

01. Problemas no fígado

Um dos principais problemas, sem sombra de dúvidas, são os efeitos do álcool no fígado. Quando o consumo de álcool é feito em grande escala e com uma frequência não recomendada, ocorrem diversos problemas em nosso bioma intestinal, a começar pelo fígado.

Essas inconstâncias em nosso intestino tem direta ligação com a gastrite, que se transforma numa inflamação que reveste nosso estômago. E, principalmente, quando o problema vai agravando, torna-se uma doença hepática gordurosa, limitando e condicionando o sistema digestivo a ter problemas de funcionamento ideal.

A doença hepática gordurosa é a principal causa de mortes nos Estados Unidos, em decorrência do álcool. Isso porque o consumo se torna exagerado e, quando sai do controle da pessoa, acaba agravando os sintomas que, em determinados casos, não são revertidos, por isso a recomendação do consumo alcoólico é que seja, de fato, feita de maneira social e não tornar isso um vício.

4 provas de que o álcool é prejudicial à saúde 1
Fígado, um dos órgãos mais atingidos pelo consumo excessivo do álcool – Freepik.

02. Desidratação pelo alto consumo do álcool

Outro fator já citado é a desidratação do organismo. O álcool afeta diretamente nosso intestino como um todo, e por mais que não surja nenhum efeito imediato, a longo prazo ele torna-se prejudicial se não estivermos bem hidratados ao decorrer de uma noite de bebidas, por exemplo.

Estima-se que o ideal, caso a pessoa ainda tenha a intenção de consumir álcool por algumas horas, é manter a quantidade de água sempre em curtos intervalos, para que o organismo não fique fraco e ocorra uma desidratação desnecessária que, no dia seguinte, sem dúvidas irá ser agravada com a ressaca.

Vale frisar que, embora a estratégia de consumir doces ou até mesmo refrigerantes seja muito utilizada, ela não funciona em nosso organismo. Bebidas com muito teor de açúcar vão só tornar o processo mais lento, mas não reduzirão os efeitos do álcool. O ideal seria evitar que o consumo de bebidas alcoólicas seja feito de maneira exagerada. E, que no dia seguinte, uma alimentação saudável, ingestão de bastante água e alimentos fermentados auxiliem na recomposição do microbioma intestinal.

4 provas de que o álcool é prejudicial à saúde 2
Beber água é uma das melhores alternativas para evitar a ressaca – Freepik.

03. Aumento de peso e risco de diabetes

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos mais perigosos quanto o assunto é consumo exagerado do álcool. O risco dessa ingestão desenfreada de bebidas alcoólicas, a longo ou curto prazo, a depender da quantidade consumida, pode acarretar numa futura doença de diabetes, que apresenta sinais gravíssimos ao nosso organismo podendo causar até câncer.

Junto a esse fator, o aumento de peso também caminha lado a lado. Fato constatado pois em muitos drinques que conhecemos hoje em dia, a quantidade de açúcar é tão grande como se fosse feita para esconder o teor alcoólico, então ambas as substâncias são adicionadas em níveis elevados, o que configura num aumento de peso e ganho de gordura sem parâmetros, se as bebidas forem consumidas com muita frequência.

Na tentativa de evitar que a diabetes apareça como uma possibilidade para as pessoas, é importante escapar de bebidas que sejam altas na complementação com açúcares, como os casos de alguns coquetéis, vinhos, licores e drinques que tenham base doce mais sólida do que o normal.

04. Sistema imunológico mais sensível e vulnerável

O sistema imunológico é fundamental em nosso dia a dia, pois ele impacta diretamente não somente na saúde, como nos sentimentos. Cerca de 70% da nossa capacidade de manter um sistema imunológico saudável encontra-se no intestino, e é por esse motivo que ele deve ser priorizado e cuidado com cautela.

A ingestão de bebidas alcoólicas, como já mencionado, afeta diretamente nosso sistema digestivo e, dentro dele, existem diversas bactérias saudáveis e não saudáveis que mantêm o sistema em dia e revigorado. Uma vez que comprometemos essas bactérias, causando um desiquilíbrio em suas funções, nosso corpo fica mais vulnerável e apresenta maiores sinais de instabilidade em seu funcionamento.

O bioma intestinal do ser humano funciona regularmente e da maneira necessária quando nos alimentamos corretamente, priorizando sempre o consumo de bons alimentos, proteínas, vitaminas e numa boa ingestão de água para nossa hidratação. Uma vez que esse bioma entra em regresso pelo consumo do álcool, o sistema imunológico fica sensível, e é dessa forma que algumas bactérias e vírus externos adentram nosso organismo ocasionando doenças.

4 provas de que o álcool é prejudicial à saúde 3
Escolha uma alimentação rica em nutrientes – Freepik.

Tome cuidado com o álcool

Embora seja uma situação impossível de ser controlada, visto que muitas pessoas ao redor do mundo realmente gostam do prazer que sentem ao consumir bebidas, ficam alguns alertas para que, se essa ingestão for feita, que seja de maneira consciente, moderada e acompanhada de fatores que diminuam os riscos.

Uma vez que nos tornamos dependentes do consumo de álcool, sem sombra de dúvidas, ele acaba comprometendo nossa saúde como um todo, ocasionando diversos problemas, tais quais alguns dos que foram citados anteriormente.

Portando, fica o aviso: se for consumir bebidas alcoólicas em determinados momentos, principalmente em datas comemorativas ou eventos festivos, faça de modo seguro, mantendo a hidratação como prioridade e redobrando os cuidados no dia seguinte, para reestabelecer o microbioma intestinal e garantir sua saúde sempre em dia, dando foco principal na reparação dos danos causados pelo álcool.

Compartilhar