Se você quer saber o que é bioma, chegou ao lugar certo!
Neste artigo, além de conhecer mais a fundo o conceito de bioma, você ainda vai conferir seus principais tipos e exemplos (nacionais e mundiais). Acompanhe!
O que é bioma?
Em termos práticos, é possível conceituar um bioma como sendo um conjunto de ecossistemas. Por isso, é necessário inicialmente compreender os elementos que o formam.
Partindo do princípio, vale lembrar que um ecossistema é um conjunto de comunidades que habitam um determinado local, ou seja, a soma dos fatores vivos e não vivos – bióticos e abióticos – que interagem dentro desse ambiente.
Plantas, microrganismos, luz, solo, animais, água, etc. tudo isso é o que forma um ecossistema, exemplificado através de uma floresta, deserto, rio, oceano, savana, dentre diversos outros.
Um bioma, por sua vez, refere-se a esse conjunto de vida, uma união de ecossistemas, mas considerando as áreas com características semelhantes em relação ao seu clima, formação e condições geológicas, por exemplo.
Um rio, uma montanha e uma floresta são três exemplos diferentes de ecossistemas, mas que muitas vezes integram um mesmo bioma, que é um espaço geográfico mais amplo.
O que vai determinar isso, colocando em outras palavras, são as características climáticas e biodiversidade específicas que delimitam uma área, predominada por diversas espécies de seres vivos.
A etimologia da palavra, aliás, traduz muito bem isso, já que bioma vem do latim “bio” (vida) e “oma” (massa).
Ao longo do Brasil e do mundo existem diversos biomas, cada um apresentando características que os diferem dos demais, já que há realmente essa “homogeneidade” em seus elementos. Mais abaixo, ainda neste artigo, trago os principais exemplos. Continue acompanhando!
Tipos de bioma
Antes de observar os exemplos, no entanto, outro ponto importantíssimo quanto ao entendimento de o que é bioma é a compreensão dos seus tipos.
Afinal, é possível diferenciar os tipos de biomas existentes considerando os mais variados fatores, como:
- Vegetação;
- Precipitação e umidade;
- Temperatura;
- Biodiversidade;
- Clima;
- Formação do local;
- Condições geológicas;
- Dentre outros.
Tudo depende diretamente do método de classificação utilizado, o que pode gerar ainda mais variações.
Uma forma simples, por exemplo, é a divisão entre os biomas terrestres e os aquáticos – feita pela WWF -, representando dois grandes grupos, que possuem suas subdivisões, é claro.
Outra forma comum é a desenvolvida pelo botânico e ecofisiologista alemão-russo Heinrich Walter, que foca na vegetação e as características climáticas do local, gerando tipos como o:
- Bioma equatorial;
- Bioma tropical;
- Bioma subtropical;
- Bioma mediterrânico;
- Bioma polar;
- Bioma continental;
- Dentre outros.
Exemplos de biomas
É impossível falar sobre o que é bioma e não destrinchar bem os seus exemplos existentes. Afinal, esse é um ponto chave para entender profundamente o conceito.
Biomas mundiais
A nível mundial, os principais biomas existentes são o aquático, tundra, deserto, taiga, floresta tropical, floresta temperada, savana e pradaria.
Aquático
Os biomas aquáticos, como o próprio nome permite entender, compreendem aqueles que possuem a água como ambiente principal.
Nesse caso, eles se dividem entre os biomas de água doce (rios, córregos, lagos, etc.) e os biomas marinhos, de água salgada (mares, oceanos, etc.)
Tundra
Bioma extremamente frio (o mais frio do planeta). Conta com inverno severo, vegetação espaçada (não possui árvores) e animais adaptados (pelagem densa).
É comum nas áreas próximas do Pólo Ártico, em áreas na América do Norte, Europa e Ásia.
Deserto
Os desertos ficam situados em ambientes de baixa precipitação e umidade, geralmente em regiões de clima árido. A pouca vegetação é formada por arbustos e gramíneas.
Podem ocorrer em todos os continentes, mas o maior fica na África, que é o deserto do Saara.
Taiga
A taiga, ou floresta de coníferas, é um bioma exclusivo do Hemisfério Norte, e conta com floresta densa (pinheiros, abetos, etc.)
Também possui clima frio, mas existe uma mescla com uma estação quente. Muitos animais costumam hibernar.
Floresta Tropical
Com seu clima quente, floresta densa e alta, grande biodiversidade e muitas chuvas (a exemplo da Floresta Amazônica), é um bioma comum na América Latina, Ásia, África e Austrália.
Floresta Temperada
Diferentemente da tropical, a floresta temperada ocorre nas regiões de clima temperado, com estações bem definidas, sendo comum em áreas da América do Norte e Europa.
Savana
As savanas tem como característica sua vegetação rasteira (gramínea e arbustos) e clima tropical.
Muitos grandes herbívoros e carnívoros vivem nessas áreas, como é o caso das savanas africanas.
Pradaria
Por fim, existem ainda o bioma de pradaria, com seu clima temperado e predomínio de gramíneas (vegetação rasteira fechada).
Podem ocorrer nas américas do Sul e Norte, Ásia e Europa.
Biomas brasileiros
Além dos exemplares a nível mundial, também é interessante conhecer os biomas brasileiros, que tanto se encaixam dentro dessas divisões maiores (sendo representantes nacionais dos biomas mundiais) quanto criam novas divisões, mais específicas ou exclusivas.
Ao longo do país, é possível encontrar seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Veja as características de cada um deles!
Amazônia
A Amazônia é o maior bioma brasileiro e a maior reserva biológica de toda a Terra, ficando localizada na região Norte do país.
Como mencionado, trata-se de uma floresta tropical, com rica biodiversidade, mata densa e alta e muitas chuvas.
Confira também: Floresta Amazônica: o que é, distribuição e características
Cerrado
Em tamanho, o Cerrado perde apenas para a Amazônia, compreendendo grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Possui as mesmas características das savanas africanas.
Caatinga
Presente na região Nordeste do país (mais especificamente no Sertão), a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro.
Trata-se de um bioma semiárido, com plantas e árvores adaptadas para a seca.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é outro bioma de floresta tropical brasileira, presente na área litorânea do país.
Pantanal
O menor bioma do Brasil é o Pantanal, contando com sua característica savana estépica alagada. Compreende áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Pampa
Já o Pampa, localizado no Rio Grande do Sul, é um representante das pradarias, com seus campos de gramíneas (área natural de pastagem).
Deu para entender o que é bioma?
Como foi possível observar, não é difícil entender o que é bioma. Afinal, ele reflete esse conjunto de ecossistemas.
Saiba mais: Quais são os principais tipos de ecossistemas?