Numa busca para melhorias em nossa qualidade de vida, existem algumas peças que são fundamentais para a saúde, e a exemplo disso temos os chás. Numa mistura de fragrâncias, sabores e cores, os chás além de oferecem benefícios para a saúde, ainda podem auxiliar na melhoria de alguns sintomas gripais e atuando até com sintomas relaxantes ou calmantes.
Por hábito, o consumo de chá deveria fazer parte de nossa rotina pelo menos com uma certa frequência, para aqueles que não tem o costume de beber chá todos os dias. Porém, esse hábito nem sempre é contínuo e, normalmente, as pessoas só recorrem aos chás quando apresenta sintomas de alguma doença, como no caso de resfriados.
De toda forma, diante do que podem oferecer, os chás, além de terem uma variedade de sabores a depender do que são feitos, trazem benefícios completamente saudáveis e calmantes para nosso organismo, por isso deveriam ser inseridos de maneira mais presente em nosso dia a dia.
A maioria dos chás derivam de uma mesma planta
Muito embora o conhecimento e diversidade dos chás seja cada vez mais ampla, uma situação importante é levada em consideração em todos os casos. Existe uma planta de onde partem todas as formas diferentes de chá, um arbusto cultivado no mundo inteiro, capaz de extrair os benefícios para as demais folhas e ervas. A planta Camellia Sinensis, ou Chá da Índia, está espalhada pelo mundo afora e seu cultivo é mais bem adaptado em climas tropicais, onde a temperatura permanece acima do habitual.
A grande diferença de um chá para o outro, em relação às cores, sabores e aromas, acontece em seu momento de fabricação ou cultivo, por isso a diversidade é vasta. Exemplos como em quanto tempo as folhas de cada planta murcham e ficam oxidadas ou douradas e a época em que as folhas e ervas são colhidas, são os principais fatores na diferenciação de cada chá.
Além disso tudo, vale ressaltar que não existem tipos de chás que sejam mais verdadeiros ou menos verdadeiros que os outros. De qualquer forma, todos os chás fazem bem para nossa saúde e quanto mais saudável, natural e orgânico for seu cultivo, mais benefícios e vitaminas podem ser extraídos e absorvidos pelo organismo humano.
Opções de chás e benefícios para a saúde
Consumir determinado chá faz parte do gosto pessoal de cada indivíduo, muito embora ainda existam pessoas que bebem chás simplesmente por prazer, além de todos os auxílios necessários. Listando alguns dos exemplos mais comuns, veremos detalhes importantes e onde determinados chás surtem efeitos no corpo.
A começar pelo chá verde, sendo mais vegetal e herbáceo, normalmente as folhas do chá verde são cozidas a vapor ou mesmo na panela, levando um tempo necessário para que evite o processo de oxidação da folha. Dentre os inúmeros destaques positivos para os seres humanos, pessoas que consomem chá verde de duas as três vezes na semana diminuem em 25% os riscos de desenvolverem problemas cardíacos, derrames e até mortes por mal súbito. Além disso, as folhas do chá verde têm efeitos anti-inflamatórios e, desde que consumidas com consciência, sem adição de açúcares ou leite, oferecem benefícios saudáveis para todos.
Em outro caso diferente temos o chá preto, que parte de um pressuposto de oxidação de suas folhas que são enroladas e expostas ao ar prontamente prevalente em oxigênio. Durante esse processo, as folhas produzem as substâncias teaflavina e tearubigina, que são os oxidantes responsáveis pelas cores escuras das folhas. Auxiliando na saúde de maneira geral, dentre os processos conhecidos, o chá preto ajuda na limpeza e controle do açúcar no sangue, além de oferecer a possibilidade da perda de peso também, para alguns casos.
Listando um chá que não é proveniente da planta Camellia Sinensis, temos o famoso Chá de Camomila. Ele é composto especialmente de folhas secas de sua planta originária, a Chamomilla L. Com um sabor adocicado e mais suave, o chá de Camomila é bastante conhecido pelo seu efeito calmante, contornando e minimizando os sintomas de ansiedade. Além disso, beber chá de Camomila com maior frequência também pode auxiliar no desinchaço corporal, náuseas e até mesmo dores de estômago.
Partindo do mesmo suposto do Chá de Camomila, pois também não é extraído diretamente do arbusto do Chá da Índia, temos o Chá de Hortelã-Pimenta. Sendo preparado através do mergulho de folhas frescas na água, o Chá de Hortelã também apresenta benefícios muito parecidos com o da Camomila, pois atua diretamente no sistema digestivo, podendo oferecer uma melhor qualidade digestiva, principalmente em problemas com gases e inchaços. Entretanto, o chá de hortelã deve ser evitado para pessoas que possuam DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), pois podem salientar ou piorar os sintomas provenientes dessa doença.
Considerações finais sobre o consumo e preparo dos chás
Muito embora a listagem de chás e seus benefícios, de toda forma, sirvam de maneira positiva e com viés saudável para nosso organismo, vale ressaltar que o chá nada mais é que uma espécie de alimento e não medicação que previne ou cura doenças. Estudos aprofundados servem para evidenciar as melhorias que esse tipo de consumo pode oferecer aos seres humanos, mas não é recomendável consumir chá esperando que o impacto físico e mental seja significativo ou imediato para qualquer pessoa.
De toda forma, o consumo de chá só tende a oferecer benefícios, mesmo não curativos. A maioria das plantas e folhas são ricas em nutrientes e muitas vezes até em vitaminas, reações que são totalmente positivas para o corpo humano. Portanto, não optando pela ingestão de chás na busca de cura para alguma enfermidade, encaixar esse hábito em nossa rotina tende a só trazer benefícios consistentes para todos nós.
Vale salientar também que, atualmente, existem estabelecimentos de alimentação que preparam chás de maneira mais industrializada, acrescentando cremes, açúcares e leites, criando bebidas que podem até ser saborosas, mas pela quantidade de gorduras inseridas por materiais industrializados, devem ser evitadas ou até consumidas em baixa frequência, pois nossa saúde não pode ser posta em segundo plano.